A apresentação do inédito SUV elétrico da Ford está cada vez mais próxima, então a marca já prepara uma forma de atrair os clientes – além de ajudar os donos dos híbridos plug-ins da empresa. A fabricante anuncia que terá “fácil acesso” à maior rede de estações de recarga nos Estados Unidos, com 12 mil estações de recarga e mais de 35 mil tomadas, que podem ser encontradas pelo aplicativo FordPass. Além disso, irá instalar mais 800 postos de recarga, com 3.500 tomadas.

Galeria: Ford anuncia rede de recarga nos EUA

“Entre as pessoas que já tem ou querem comprar veículos elétricos ou híbridos plug-in, 48% dizem que a falta de estações de recarga são uma das principais preocupações, explica Ted Cannis, diretor de eletrificação global da Ford. “Ao oferecer um acesso à recarga líder da indústria, estamos derrubando essas barreiras, permitindo que muitos clientes possam aproveitar com confiança os benefícios de ter um veículo elétrico.”

O plano da Ford é oferecer acesso ao postos já existentes nos Estados Unidos e ainda instalar mais 800 estações até 2021, com cerca de 3.500 tomadas. Elas serão criadas em parceria com a Electrify America e serão pontos de recarga rápida, com plugues CCS de 150 a 350 kW. Com uma corrente de 150 kW, é possível recuperar até 75 km em 10 minutos.

Além desta rede de recarga, a Ford promete que todos os carros elétricos virão de série com um carregador portátil que pode ser usado em tomadas de 240V. A marca diz que recarrega 35 km de autonomia por hora. Também é possível usar uma tomada de 120V, mas é bem mais lenta, entregando o equivalente a 5 km por hora plugado. A fabricante também oferece a instalação de uma estação de recarga residencial, feita pela Amazon, permitindo agendar o serviço e ter uma estimativa de preço.

No momento, poucos carros da Ford poderão aproveitar as estações de recarga. Os únicos híbridos plug-in ainda nas lojas são o SUV Explorer e o Fusion Energi – em breve, a fabricante ainda irá vender o Escape também com motorização plug-in. E, em breve, a fabricante apresentará um crossover elétrico baseado no Mustang, além de estar desenvolvendo uma versão elétrica da picape F-150.