Até então, a linha elétrica da BMW se resume aos i3 e i8. Bem diferentes dos demais modelos de produção, a chamada linha i vive afastada do restante do catálogo, o que deverá mudar em 2020. A marca alemã prepara o lançamento do iX3 para 2020 e já divulgou alguns detalhes técnicos sobre o seu primeiro SUV totalmente elétrico.
O iX3 marcará diversas mudanças na BMW. Será o primeiro modelo da linha com opção elétrica e a combustão, além do primeiro SUV elétrico. Ao mesmo tempo, estreará um novo conjunto propulsor elétrico da marca, desenvolvido internamente aproveitando mais de 10 anos de experiência no segmento. A quinta geração do sistema também é totalmente produzido pelo BMW Group, que pode ter "total influência na qualidade e propriedades dos componentes", como baterias e motores elétricos. Este sistema será utilizado em diversos modelos e segmentos diferentes a partir de 2021.
Falando em motor e baterias, o iX3 terá, ao menos por enquanto, motor instalado apenas no eixo traseiro. São cerca de 285 cv e 40,8 kgfm de torque alimentados por uma compacta bateria de 74 kWh. O baixo consumo do sistema permitiu a bateria menor e autonomia de 440 km pelo ciclo europeu. São cerca de 20 kWh/km. Além disso, a instalação do sistema não prejudicará o espaço para passageiros ou carga comparado com o X3 convencional.
A produção será na China, pela Joint Venture com a Brillance Automotive, com exportação para o restante do mundo. A BMW reforça que a construção do iX3 não usará materiais raros, um benefício para o meio ambiente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW X3 2022 chega ao Brasil em 3 versões híbridas plug-in
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW exibe carros elétricos da Mercedes e vice-versa em nome da solidariedade
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas