O Grupo Hyundai-Kia está intensificando seus esforços de eletrificação, prometendo lançar 13 híbridos, seis híbridos plug-in, 23 carros elétricos e dois veículos a hidrogênio até 2025. A plataforma recém-desenvolvida especialmente para veículos elétricos será inaugurada em 2024, quando os primeiros carros de ambas as marcas chegarão ao mercado. Mas a empresa entrará no segmento bem antes, em 2021, quando será lançado um carro elétrico.
Enquanto isso, 2020 será o ano em que os SUVs mais importantes das duas marcas serão eletrificados. A nova geração do Hyundai Tucson e o Santa Fe atual receberão variantes híbridas convencionais e plug-in. Já a Kia planeja revelar o novo Sorento com os dois tipos de motorização híbrida.
Além de eletrificar suas linhas nos próximos anos, Hyundai e Kia darão uma atenção especial para as tecnologias de carros autônomos, como resultado da joint-venture estabelecida com a norte-americana Aptiv. A meta é comercializar a tecnologia em 2023, com planos de oferecer veículos com automação nível 4 e nível 5 "em um futuro próximo". O nível 4 é o que o carro já faz praticamente tudo sozinho dentro de uma determinada área, enquanto o nível 5 é a automação completa.
Para cumprir estes objetivos, o Grupo Hyundai irá investir US$ 87 bilhões até 2025. Esperamos que tenham reservado parte deste valor para o desenvolvimento do esportivo de motor central que a Hyundai tem mostrado algumas vezes na forma do conceito RM19. O último protótipo era baseado no Veloster e tinha um motor 2.0 abastecido com gasolina e que entregava cerca de 390 cv. Quem sabe não aproveitem para criar uma variante eletrificada...
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Hyundai quer bater elétricos ''baratos'' chineses com produtos locais
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Hyundai e Kia trabalham em nova bateria econômica de alto desempenho