Flagra: Volkswagen Tiguan GTE será híbrido plug-in e estreia em 2020
Versão eletrificada deve ser revelada junto com reestilização do crossover
A Volkswagen apresentou o Tiguan GTE Concept no dia 14 de setembro de 2015, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha). Cinco anos depois, finalmente veremos a versão de produção do SUV, como a fabricante confirmou há alguns dias. Vimos protótipos da variante híbrida plug-in antes, mas isso foi há tanto tempo que poderia ser o teste da motorização que passou a ser usada no Tiguan L PHEV, lançado na China no ano passado.
O mercado europeu finalmente receberá o Tiguan GTE e a lógica nos diz que terá o novo visual do modelo reestilizado do crossover, também previsto para este ano. Os flagras mostram um protótipo camuflado com adesivos sobre os faróis para esconder o design novo, que deve buscar inspiração no novo Golf. O mesmo acontece na traseira, que até parecem com as do modelo atual, mas é possível notar que são apenas adesivos. O para-choque dianteiro também usa um pouco de maquiagem e a grade parece um pouco diferente, então espere que o modelo de produção seja bem melhor.
Galeria: Volkswagen Tiguan GTE 2021 - Flagras
Como sabemos que este é o GTE e não o Tiguan normal? Basta dar uma olhada na lateral próxima do motorista, onde está a porta de entrada do carregador. Ela parece ter o mesmo tamanho e formato que a do novo Golf GTE, o que não é nenhuma surpresa considerando o parentesco entre os dois.
A Volkswagen ainda não fala se o Tiguan eletrificado será semelhante ao Golf GTE ou o Passat GTE, ambos com o motor 1.4 turbo e um elétrico, transmissão de dupla embreagem e 6 marchas, e um conjunto de baterias de 13 kWh. O hatchback oferece 244 cv, enquanto o Passat tem 218 cv.
Para ter uma ideia da autonomia elétrica do Tiguan GTE, vale olhar para os outros modelos. O Golf GTE consegue rodar por cerca de 60 km, enquanto o Passat tem autonomia de 56 km, ambos usando apenas a carga das baterias. A Volkswagen está vendendo o Golf Hybrid na Europa, com as mesmas baterias de 13 kWh e 60 km de autonomia, mas a potência é reduzida para 204 cv.
O Volkswagen Tiguan reestilizado será revelado neste ano. A versão GTE pode ser apresentada no mesmo momento, assim como a variante esportiva R, que também roda em testes há anos. Há chances de que o Tiguan GTE seja um dos seis modelos eletrificados que a VW prometeu para o Brasil até 2023.
Fonte: CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian