Estratégico para a marca italiana, o novo Fiat 500 elétrico segue a todo vapor com os preparativos para a estreia. Mesmo com a produção nas fábricas parada por conta do Coronavírus, a FCA não adiou o lançamento e acelera para cumprir o prazo.

Marcada para o dia 4 de julho, o lançamento do 500e envolve vários preparativos na cidade de Turim, entre eles, a meta de instalação de 100 pontos de recarga. "Estamos todos trabalhando juntos para ter uma infraestrutura de recarga digna desta cidade em Turim para esse dia", explicou a conselheira de transportes de Turim, Maria Lapietra, revelando que "estamos trabalhando duro para chegar no verão com pelo menos 100 recarregadores de 44 a 100 kW de potência".

Fiat 500 2021

"Obviamente", acrescentou o conselheiro, "neste momento difícil é complicado realizar a realização deste projeto, mas estamos juntos nessa e eles estão se concentrando muito neste modelo que todos esperamos".

O novo 500 é equipado com um motor elétrico de 87 kW (118 cv), enquanto o torque não foi revelado. A Fiat divulga aceleração de 0 a 50 km/h em 3,1 segundos, e de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 150 km/h, como forma de preservar a autonomia de 320 km, pelo ciclo de testes europeu WLTP.

Fiat 500 2021

Suas baterias de íon-lítio têm capacidade de 42 kWh e estão preparadas para usar postos de recarga rápida. Ele é capaz de recuperar 80% de sua carga total em apenas 35 minutos ou, se não quiser esperar tanto, 5 minutos para conseguir 50 km de autonomia. É possível carregar por um wallbox de 7,4 kW, subindo o tempo de recarga rápida para pouco mais de seis horas. Em uma tomada comum, o tempo necessário sobe para 14 horas.

Confirmado para o Brasil

 

O novo Fiat 500 elétrico será um dos primeiros veículos eletrificados da FCA a chegar ao Brasil. Além dele, a empresa já confirmou que trará o Jeep Renegade 4xe, versão híbrida plug-in do SUV, com lançamento prometido também para este ano. Já o Compass 4xe deve chegar logo em seguida. 

Galeria: Fiat 500 2021