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Veja como funciona uma rodovia com carregamento sem fio na Suécia

Em Gotland, o projeto piloto de 11 milhões de euros deu origem a uma estrada inteligente

Auto-estrada sem fio na Suécia

O norte da Europa está há muito tempo envolvido em um caminho virtuoso, vinculado à mobilidade elétrica de 360 graus. Isso inclui postos de gasolina e postos de reabastecimento, mas também estradas e rodovias adequadas, em seus princípios, à condução elétrica.

Em Gotland, na Suécia, a Administração Sueca de Transporte lançou um projeto, em colaboração com alguns parceiros privados ligados à mobilidade de veículos elétricos, o que levou à construção do primeiro trecho de uma estrada realmente inteligente com carregamento sem fio para veículos elétricos, estrada para ônibus e meio de transporte comercial.

Trecho inteligente

Um projeto com um custo de 11 milhões de euros. Este trecho de rodovia está localizado em Gotland e conecta o aeroporto local com a cidade de Visby. Na construção planejada do trecho rodoviário, pensava-se obviamente configurar as características de aceleração e frenagem, a fim de ativar claramente os sistemas de regeneração.

Mas qual é o coração dessa estrada? Sob a camada de asfalto, há uma verdadeira rede elétrica e bobinas. Portanto, os veículos que circulam podem ser recarregados por indução, graças a um receptor de carregamento especial instalado nos veículos. Além disso, um elemento que não deve ser subestimado é o suprimento de fontes de energia - através da água, do vento e dos sistemas fotovoltaicos.

O projeto piloto começará primeiro com um caminhão e depois será estendido a um ônibus rodoviário.

Dois anos atrás em Estocolmo

Este não é o primeiro projeto vinculado a um certo tipo de obsessão da Suécia, cujo objetivo é a total independência dos combustíveis fósseis até 2050. Um trecho de rodovia de dois quilômetros já havia sido construído há dois anos perto de Estocolmo na superfície do manto, uma pista elétrica real.

Um sistema não muito diferente do que vemos para trens e bondes elétricos, com um braço móvel para atuar como condutor. Obviamente, um projeto mais rudimentar, mas que já há algum tempo demonstrava o desejo da Suécia de tentar novas possibilidades, a fim de não forçar o motorista a parar por longas períodos, aguardando o desenvolvimento elétrico levar a uma otimização destas tecnologias.

Galeria: Estrada elétrica na Suécia