A Fiat presta homenagem ao compacto 500 há um bom tempo, e apenas recentemente a empresa resolveu lançar uma versão elétrica em uma plataforma completamente nova, com o conhecido design retrô. É um bom olhar, mas todos os fãs nostálgicos da Fiat também lembram automaticamente de uma pequena lenda: o Fiat 126.
Mais de 4,7 milhões de exemplares do sucessor do "Novo 500" foram feitos entre 1972 e 2000. Especialmente na Polônia, onde o 500 "normal" é produzido hoje, o 126 se tornou um mito. Como "Maluch" (anão), ele mobilizou as massas lá.
Desde o início, a Fiat construiu o 126 de 26 cv em Bielsko-Biala na Polônia, mais tarde em Tychy, e em 1979 a produção na Itália foi interrompida. Mesmo lá, o "Bambino" ainda é um culto, também na ex-Iugoslávia, onde os 126 saíram da linha de montagem em Zastava.
Então, por que não aproveitar o grande número de fãs do pequeno 126 e projetar uma nova edição? A moderna plataforma elétrica oferece uma oportunidade perfeita. A VW já está dando exemplos com o ID.Buzz, com a aparência da velha Kombi e o ID.Buggy Concept. Modelos que você deseja são possíveis em uma única plataforma flexível.
Vamos dar uma olhada no Fiat 500 Electric: com 3,61 metros de comprimento, as baterias oferecem 42 kWh de capacidade, o que é suficiente para uma autonomia de cerca de 320 quilômetros. Analogamente a ele, nosso designer gráfico considerou como seria um "Novo 126". E só podemos dizer: o resultado parece maravilhoso. Muito simples, sem frescuras, quase um Tesla para a cidade. No entanto, o clássico 126 é visível, por exemplo, com as típicas colunas C.
A polêmica objetividade do Fiat 126 com sua dianteira sem frescuras faria uma nova edição elétrica parecer deslumbrante. A Fiat também poderia reduzir o preço e as especificações do 126 Electric para evitar canibalismo com o 500 Electric.
Vejamos o VW e-Up como exemplo: capacidade da bateria de 32,3 kWh, autonomia de mais de 200 quilômetros e preço em torno de 20.000 euros. Um carro elétrico bonito e acessível para a cidade estaria pronto. Afinal, a Fiat deve pensar nisso: quanto mais veículos você produzir na nova plataforma elétrica, mais lucrativa ela será.
E fomos ainda mais longe: no caso de uma fusão entre Fiat e PSA, possíveis sucessores do Peugeot 108 e Citroën C1 poderiam tecnicamente atracar no "New 126". Então: Fatti coraggio, Fiat!
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat anuncia carro elétrico com cabo de carregamento embutido
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Novo Fiat Grande Panda elétrico é lançado e terá preço agressivo
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Fiat 600e Abarth estreia como hot hatch elétrico com 240 cv de potência
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
BYD é procurada pela Itália, que não quer depender só da Stellantis