Quando a BMW divulgou os planos para a próxima geração da Série 7 no início deste ano, prometeu oferecer seu modelo principal com motores a gasolina e diesel, acompanhados por uma variante 100% elétrica. Parece que será a mesma história com a Série 4, pois o M4 / M4 Competition será destronado pelo i4 em termos de potência. Essa é a história que estamos ouvindo da Autocar, que afirma que o i4 de estrada terá uma configuração de motor duplo com 530 cv e aproximadamente 82,9 kgfm de torque máximo.
Como esses números se comparam ao M4? Bem, a BMW ainda não revelou o carro, mas o 6-cilindros em linha deve entregar algo em torno de 503 cv. Isso representaria apenas 20 e poucos cavalos a menos que o i4, mas a diferença muito mais significativa será o torque. Embora se diga que o i4 tem aproximadamente 82,9 kgfm, o M4 Competition terá que se contentar com "apenas" 61,1 kgfm, desde que esse número seja emprestado do X4 M Competition.
Há também a questão de quando o torque entra em ação, que no i4 estará disponível praticamente imediatamente, enquanto a unidade "S58" 3.0 litros bi-turbo só entrega a força total a 2.600 rpm no mencionado X4 M Competition.
Como em todos os veículos elétricos, o peso adicionado será um problema, já que a bateria afetará fortemente o peso do i4, afetando consequentemente a dirigibilidade e outras características importantes para os entusiastas da marca alemã. Dito isto, a BMW afirmou que o conceito cumpriria o 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. Portanto o modelo de produção deve ser impressionantemente rápido, mesmo carregando o peso extra.
O Gran Coupe elétrico virá exclusivamente com o xDrive, já que um dos motores acionará as rodas dianteiras enquanto o outro acionará o eixo traseiro. Uma bateria grande de 80 kWh será suficiente para 600 quilômetros (método WLTP), ou provavelmente menos que isso baseado no ciclo mais realista da EPA.
Além de introduzir o M4 nos estilos usuais de carroceria Coupe e Cabriolet, aliado ao i4 de emissões zero, parece que a BMW também está planejando um M4 Gran Coupe para servir como motorização convencional do i4. Esse modelo permitiria que os bávaros seguissem o Audi RS5 Sportback, mas você terá que esperar até 2022 ou até um pouco mais para ver os modelos de duas portas. Curiosamente, a Autocar alega que a decisão por trás da concessão do selo de aprovação ao M4 Gran Coupe tem a ver com a popularidade do sedã na América do Norte e na China.
E sim, todos os M4s - mesmo o i4 - terão a enorme grade tamanho extra grande.
Nota: Projeção especulativa da versão de produção do BMW i4 no início da matéria.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028