Smart prepara seu próprio crossover elétrico para estrear em 2022
Isso será possível graças à joint venture entre a Daimler e a Geely
A Smart está sendo reposicionada como fabricante de veículos exclusivamente elétricos, projetados especificamente para áreas urbanas. Sua natureza centrada na cidade sempre fez parte do pacote Smart, mas seus veículos nunca foram tão populares quanto poderiam (ou mereciam) ter sido.
Bem, a sorte da marca pode mudar agora que a proprietária Daimler assinou um acordo com a Geely para a fabricação de modelos da marca na China. O acordo permite que a Smart faça a transição não apenas para se tornar uma marca exclusiva de veículos elétricos, mas também para ampliar o seu portfólio nesta nova realidade.
Galeria: Smart EQ forfour 2020
Segundo a Autocar, a empresa agora pretende fazer um pequeno crossover totalmente elétrico que deve estrear em algum momento de 2022. Ele cita o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Mercedes, Markus Schäfer, que citou a Smart
'Foi um produto de sucesso em termos de agradar aos clientes e mudar para uma marca exclusiva de veículos elétricos foi um passo corajoso, mas, no final, perdemos a oportunidade de torná-lo bem-sucedido comercialmente. Precisamos aumentar o volume. Com os volumes atuais, não temos escala e precisamos ser competitivos em um mundo onde um volume maior - especialmente neste segmento - é extremamente importante."
Ele continuou falando sobre a cooperação da Daimler com a Geely,
'é uma boa base para criarmos uma plataforma escalável e volume suficiente para ter sucesso. Temos os genes da marca - e, com poder de engenharia e design, começamos bem. Em termos de produto, eu diria 'fique atento."
Em outras palavras, para vender mais veículos da marca Smart (elétricos ou não), a linha precisa de um crossover, um estilo de carroceria muito mais popular que os pequenos hatchbacks de duas ou quatro portas que a marca vende há anos.
Seu próprio mini-SUV que funciona com baterias é exatamente o que o Smart precisa para se tornar um player maior do que atualmente. A demanda por veículos elétricos e motocicletas está aumentando, então é uma boa aposta combinar os dois para criar um veículo desejável que as pessoas estão interessadas em comprar.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Smart #5 consegue recarregar em apenas 15 minutos
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Smart #5: SUV elétrico robusto com até 638 cv é revelado em primeiras fotos
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Carros elétricos chineses: 5 marcas que conquistariam os EUA
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Smart #3, SUV cupê elétrico, é revelado em primeiras fotos oficiais