Em um mercado onde os SUVs e crossovers prevalecem, o Toyota Venza 2021 está a caminho, marcando o retorno de um veículo que foi descontinuado em 2015 nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo em que o crossover ressuscitado traz alguns elementos de seu antecessor, o Venza 2021 é uma máquina totalmente diferente, construída sobre a excelente arquitetura modular da Toyota e com potência híbrida e tração nas quatro rodas.
Todo Toyota Venza 2021 será equipado com um motor 2,5 litros 4-cilindros acoplado a três motores elétricos e uma transmissão CVT. Um conjunto que entrega potência total de 221 cv (163 kW), enquanto o torque não foi divulgado pela marca. Também estão disponíveis frenagem regenerativa selecionável pelo motorista e sistemas de navegação inteligentes além do sistema híbrido que auxilia o motorista a obter a máxima eficiência.
Assim como os híbridos Highlander e RAV4, o Venza usa dois motores elétricos para alimentar o eixo traseiro através da tração nas quatro rodas sob demanda. A Toyota projeta consumo médio de 17 km/l na versão de entrada.
A sofisticada plataforma TNGA-K sustenta o Venza 2021, uma base que é compartilhada com os modelos Camry, Avalon, RAV4, Highlander e o novo Sienna. Mais leve e mais rígida que as plataformas anteriores da Toyota, a TNGA também é responsável por uma condução mais dinâmica e segura.
O interior do Venza se inspira em outros SUVs da Toyota, como o RAV4, com um painel em forma de asa. Uma tela sensível ao toque de 8,0" é de série nas variantes LE e XLE, enquanto uma tela de 12,3" está disponível nas versões Limited, sendo opcional no XLE. Mais informações são encontradas no visor do quadro de instrumentos configurável de 4,2" (LE) ou 7" (XLE e Limited).
O crossover está disponível também com um sistema de áudio JBL de nove alto-falantes e 1.200 watts, o mais potente já oferecido pela empresa. De série na Limited e disponível para a XLE, é a conectividade com o Apple CarPlay, Android Auto, streaming de áudio Bluetooth e rádio AM/FM/satélite (da mesma forma que o sistema padrão de seis alto-falantes do LE e XLE).
Como a maioria dos produtos atuais da Toyota, o Venza vem de série com o Toyota Safety Sense 2.0, incluindo prevenção e alerta de colisão, detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, alerta e prevenção de saída de faixa, controle de velocidade e muito mais.
Um teto panorâmico de painel fixo (chamado Star Gaze) será opcional. O Venza também receberá um display colorido de 10,0" e um espelho retrovisor digital, a tecnologia de controle climático S-Flow, que apareceu pela primeira vez nos veículos da divisão de luxo Lexus.
A Toyota afirma que o Venza 2021 chegará às concessionárias norte-americanas em meados de 2020, ao lado do igualmente novo (e híbrido) Sienna. Preparado para encarar rivais como Hyundai Santa Fe, Chevrolet Blazer, Ford Edge, Honda Passaport e Nissan Murano o crossover ainda não teve o preço divulgado mas considere a faixa entre US$ 28.350 (RAV4 Hybrid LE) e US$ 39.800 (Highlander Hybrid LE), que seria um ponto de partida lógico. Considere um Venza Limited completo por algo em torno de US$ 45.000.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão