Rival da Chrysler Pacifica chega aos Estados Unidos com opção de tração integral e muitas evoluções

Bem conhecido dos norte-americanos, que ainda têm nas vans um segmento do público fiel, o Toyota Sienna estreou nos EUA em 1997 - mas muita coisa mudou desde então. O novo Toyota Sienna 2021 deixa de lado a personalidade sem sal de seu antecessor em favor de vários recursos mais modernos, elegantes e tecnológicos, como um trem de força híbrido de série e um sistema opcional de tração nas quatro rodas.

Aparência arrojada, impulsionamento híbrido

O Toyota Sienna de 2021 parece ousado, e não apenas para uma minivan. Agradecemos à Calty Design (a mesma empresa responsável pelo impressionante conceito FT-1), em parte, por estilizar o novo Sienna no topo da versátil plataforma TNGA-K. Essa é a mesma plataforma que serve ao Camry, Highlander, Avalon, RAV4e, claro, o novo Venza. 

As principais características visuais do Sienna são sua enorme grade frontal (encontrada na maioria dos produtos Toyota), faróis angulares e detalhes agressivos do pára-choque traseiro que imitam o SUV Highlander. O novo Sienna também vem em cinco versões de estilo único - LE, XLE, XSE, Platinum e Limited. Mas o XSE é o mais esportivo do grupo. O Sienna XSE ostenta detalhes em preto, uma grade preta e, pela primeira vez na minivan, rodas aro 20".

Galeria: Toyota Sienna 2021

O novo Sienna é alimentado de série por um motor 4-cilindros 2.5 litros e dois motores elétricos (ou três motores elétricos com a opção de tração nas quatro rodas). Ao contrário do Chrysler Pacifica Hybrid, no entanto, você nunca precisa conectar o Toyota. É uma configuração semelhante à obtida em crossovers irmãos como o RAV4 Hybrid, mas aqui ele produz 246 cv (181 kW) e entrega consumo médio de até 14 km/l. Pode até rebocar até 1.588 kg e possui ainda quatro modos de direção distintos: EV, Normal, Eco e Sport. 

Tecnologia, segurança e bancos elegantes

Item de série na cabine do novo Sienna é uma tela sensível ao toque de 9" compatível com Android Auto, Apple CarPlay e Amazon Alexa, além de um quadro de instrumentos digital de 7" com um "Indicador do Sistema Híbrido". Esse indicador informa ao motorista sobre o status de regeneração da bateria e hábitos de direção econômica. Existem também sete portas USB espalhadas pela cabine, para que todos possam conectar-se.

De série no modelo XLE (mas opcional no LE) é o Toyota Audio Plus, que adiciona oito alto-falantes, em vez dos seis do modelo de entrada, e conectividade Wi-Fi. A partir daí, os modelos Limited e Platinum recebem um Toyota Premium Audio System de série e mais avançado, que adiciona 12 alto-falantes e um sistema de navegação dinâmico. Mas o modelo Platinum é o único que oferece uma tela frontal de 10" e uma câmera de 360°.

Claro, este Sienna também é seguro. Todas as versões do Sienna 2021 são fornecidas de série com o Toyota Safety Sense 2.0, que inclui frenagem de emergência automática, controle de cruzeiro adaptável com stop-and-go, alerta de saída de faixa com assistência de direção, assistência de sinalização de estrada, entre outros auxílios.

Os estofados de tecido com ajuste de oito posições são de série na versão básica Sienna LE. Mas os compradores que desejam algo mais equipado podem optar pelo modelo XLE, que recebe couro sintético Softex em dois tons, com ajuste de oito posições no lado do motorista e ajuste de quatro posições para o passageiro. Além disso, o Sienna XSE também recebe o couro sintético Softex, mas no topo dos bancos esportivos, em vez das unidades de série.

Em breve

O Toyota Sienna de 2021, com todo o seu kit impressionante, será vendido no final do ano. Infelizmente, a minivan híbrida ainda não tem um preço oficial. Dado que o Sienna 2020 começa em US$ 31.640, espere que o modelo novo e aprimorado custe um pouco mais que isso.