Sempre que Elon Musk abre a boca, o mundo, de uma maneira ou de outra, ouve, com todo o respeito por seus colegas, que nem sempre são a favor de tuitar tudo o que se passa em sua cabeça. E se o número um de Tesla falar durante um dos programas de TV mais famosos e populares dos Estados Unidos, você entenderá que cada palavra será avaliada com extremo cuidado.
Desta vez, voltamos a falar sobre o Cybertruck e o fazemos em um episódio do programa Jay Leno's Garage, transmitido pela Cnbc. A transmissão será feita apenas na quarta-feira, mas a emissora divulgou uma prévia que não ficou indiferente. Aqui está o que Musk disse sobre a picape mais (para você um adjetivo para escolher entre famosa, absurda, exagerada, legal ou atrevida) do mundo.
Antes de tudo, Musk, em algumas passagens recentes, disse que a versão de produção será um pouco menor que o conceito. Isso ocorre porque, atualmente, o Cybertruck está lutando para entrar nas garagens. Mas primeiro ele disse que as proporções serão reduzidas em 3%, depois em 5%, então ele ainda se retraiu dizendo que com essa aparência, mesmo uma pequena variação na escala arruinaria o design. E daí? Entre as hipóteses que circulam, há também a de uma versão mais compacta da pick-up, que pode se tornar bastante interessante mesmo fora dos Estados Unidos.
Porém Musk falou mais. Ele disse, por exemplo, que o modelo de produção será melhor que o protótipo mostrado até o momento. "Odeio marcas que exibem conceitos charmosos e depois exibem carros de produção medíocres": suas palavras. Nenhuma menção, no entanto, à versão Plaid, que poderia representar o topo da gama com nada menos que um desempenho absurdo para um veículo do tipo.
As melhorias serão feitas em um nível construtivo, mas intervenções secundárias também deverão chegar, o que deixará intacta a aparência e as proporções, mas trará benefícios, por exemplo, em termos de visibilidade. E não podemos esquecer os "pequenos detalhes" das normas de segurança europeias, que poderiam tirar o Cybertruck do jogo no Velho Continente.
Também durante o bate-papo com Jay Leno, que foi gravado no final de janeiro, Musk ainda disse que o modelo básico do Cybertruck custará à partir de US$ 39.900, não é um valor inacessível, mas ainda uma quantia bastante razoável para o mercado americano.
Não está excluído, portanto, que a Tesla possa expandir para baixo a oferta de veículos utilitários com um segundo modelo, menor e mais barato, que poderia se tornar o irmão mais novo do Cybertruck. Quando chegará e como será feito, ainda não é possível saber...
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault 4 ganha teaser; lançamento deve ser no Salão de Paris
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
SUV elétrico "acessivel" da Lucid Motor chegará ao mercado em 2026
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Renault 4: SUV elétrico já tem data oficial para estreia da versão final