Volkswagen está perto de adquirir 50% da JAC para barrar a Tesla na China
Objetivo é ampliar a produção de carros elétricos no maior mercado automotivo global
Conforme anunciado no passado, a Volkswagen avançou e entrou na fase final das negociações para a aquisição de uma participação em duas empresas chinesas, a fim de aumentar a produção de veículos elétricos no maior mercado do planeta para veículos verdes, informou a agência Reuters, citando fontes próprias.
Antes de tudo, estamos falando da compra de 50% da Anhui Jianghuai Automobile Group Holding, mais conhecida fora da China como JAC Motors pela cifra de US$ 491 milhões. Essa empresa agora é de propriedade integral do governo chinês e já está colaborando com a Volkswagen na produção de veículos elétricos.
A segunda transação é a compra da maior participação no fabricante de baterias de carros elétricos, Guoxuan High-tech Co Ltd. Isso deve ser anunciado oficialmente já na próxima sexta-feira, segundo fontes da agência.
O objetivo de ambas as aquisições é expandir a produção de veículos elétricos sob a marca Volkswagen utilizando a sua plataforma exclusiva para veículos elétricos MEB. A empresa alemã espera, assim, manter o status de maior montadora estrangeira na China, uma posição que a Tesla começa a ameaçar.
Até recentemente, as autoridades chinesas não permitiam que marcas estrangeiras fossem proprietárias de mais de 49% das ações da produção de automóveis na China. Agora essas regras foram relaxadas. A primeira montadora de automóveis na China, de propriedade de uma empresa estrangeira, foi a Tesla Gigafactory em Xangai.
Fonte: Reuters
Galeria: JAC iEV40
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
BYD mantém cronograma para iniciar produção em Camaçari em 2025