Antes mesmo do anuncio do mega incentivo aos carros elétricos pela União Europeia, o governo francês saiu na frente e anunciou um grande plano de recuperação econômica para o país. O programa inclui a cifra de 1,3 bilhão de euros (R$ 7,7 bilhões) para incentivos aos veículos elétricos, um esforço que pretende reduzir os preços dos carros elétricos em quase 40% em alguns casos.
Anunciado nesta semana pelo presidente da República, Emmanuel Macron, as medidas de apoio a indústria automotiva para enfrentar a pandemia de coronavírus se alia ao desejo de tornar a França o principal produtor de carros elétricos na Europa.
"Este é um plano histórico para enfrentar uma situação histórica", disse Emmanuel Macron, enquanto detalhava os incentivos de um plano de resgate que totaliza 8 bilhões de euros para a indústria automobilística do país. Falando especificamente sobre a mobilidade elétrica ele completou: "O próximo na indústria automotiva é a mobilidade elétrica".
Confira abaixo os valores individuais dos incentivos:
É importante destacar que o bônus para híbridos plug-in está de volta após seu desaparecimento alguns anos atrás.
Também chamado de bônus de conversão, esse incentivo teve o teto aumentado. O valor anunciado por Emmanuel Macron é de 3.000 a 5.000 euros (R$ 17.700 e R$ 29.600) para a compra de um veículo elétrico. Segundo o Chefe de Estado, 3/4 dos franceses podem se beneficiar, dependendo da renda declarada, naturalmente. No entanto, é limitado a apenas 200.000 veículos.
O presidente também anunciou uma aceleração da melhora na infraestrutura de carregamento com a instalação de mais pontos de recarga no país. A meta é entregar 100.000 terminais até 2021, um ano antes do prazo programado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia