Após mostrar uma prévia durante a CES 2020, em Las Vegas (EUA), no início do ano, a Nissan agora apresenta de forma oficial sua nova tecnologia de tração integral exclusiva para veículos elétricos. Batizada de e-4ORCE, o sistema promete aprimorar a direção, frenagem e desempenho em curvas.
Esta nova tecnologia de controle nas quatro rodas, promete facilitar a vida dos motoristas de todos os níveis de habilidade, fornecendo torque instantâneo às quatro rodas e entregando potência de forma mais equilibrada e previsível em qualquer situação.
O "e" no e-4ORCE representa o sistema de acionamento de motor 100% elétrico da Nissan. "4ORCE" (força pronunciada) refere-se à potência e energia físicas do veículo, com "4" representando o controle em todas as rodas.
Em linhas gerais, o e-4ORCE é um sistema avançado construído em torno de motores elétricos duplos. Até o momento, todos os carros da Nissan usavam um único motor elétrico, normalmente para tração nas rodas dianteiras. Então essa evolução para um sistema de tração nas quatro rodas é um próximo passo lógico, especialmente com o Ariya Concept, que irá iniciar uma nova fase para a marca em termos de eletrificação.
Entre as vantagens, a nova tecnologia promete respostas mais rápidas aos comandos do motorista, com aceleração instantânea e suave ou quando é necessário desviar repentinamente de um obstáculo na estrada. O sistema gerencia e transmite as intenções e expectativas do motorista de maneira suave e eficiente.
Os engenheiros da Nissan desenvolveram o know-how adquirido com o sistema de divisão de torque ATTESSA E-TS do Nissan GT-R e o sistema 4x4 inteligente do Nissan Patrol para maximizar a potência, a frenagem e o controle do chassi.
"Essa tecnologia oferece um novo nível de controle", disse Ryozo Hiraku, líder especialista da divisão de motores e motores de força da Nissan.
"Novo para a Nissan, novo para veículos elétricos. A tecnologia de controle e-4ORCE é a combinação de nosso know-how em tecnologia de controle de tração nas quatro rodas e chassi e nossa experiência em desenvolvimento de EV. O e-4ORCE não é um sucessor de um, mas um evolução de muitos ".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Valeo e Mahle: motores elétricos sem ímãs com tecnologia de indução
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Apple trabalhou em segredo com a BYD no desenvolvimento de baterias