Nissan e-4ORCE é o novo sistema de tração integral para carros elétricos
A nova tecnologia melhora a direção, frenagem e desempenho em curvas
- Nova tecnologia de tração nas quatro rodas é exclusiva para veículos elétricos
- Sistema e-4ORCE conta com dois motores elétricos
- Nissan promete melhor dirigibilidade, frenagem e desempenho em curvas
Após mostrar uma prévia durante a CES 2020, em Las Vegas (EUA), no início do ano, a Nissan agora apresenta de forma oficial sua nova tecnologia de tração integral exclusiva para veículos elétricos. Batizada de e-4ORCE, o sistema promete aprimorar a direção, frenagem e desempenho em curvas.
Esta nova tecnologia de controle nas quatro rodas, promete facilitar a vida dos motoristas de todos os níveis de habilidade, fornecendo torque instantâneo às quatro rodas e entregando potência de forma mais equilibrada e previsível em qualquer situação.
Galeria: Nissan e-4ORCE
O "e" no e-4ORCE representa o sistema de acionamento de motor 100% elétrico da Nissan. "4ORCE" (força pronunciada) refere-se à potência e energia físicas do veículo, com "4" representando o controle em todas as rodas.
Em linhas gerais, o e-4ORCE é um sistema avançado construído em torno de motores elétricos duplos. Até o momento, todos os carros da Nissan usavam um único motor elétrico, normalmente para tração nas rodas dianteiras. Então essa evolução para um sistema de tração nas quatro rodas é um próximo passo lógico, especialmente com o Ariya Concept, que irá iniciar uma nova fase para a marca em termos de eletrificação.
Entre as vantagens, a nova tecnologia promete respostas mais rápidas aos comandos do motorista, com aceleração instantânea e suave ou quando é necessário desviar repentinamente de um obstáculo na estrada. O sistema gerencia e transmite as intenções e expectativas do motorista de maneira suave e eficiente.
Os engenheiros da Nissan desenvolveram o know-how adquirido com o sistema de divisão de torque ATTESSA E-TS do Nissan GT-R e o sistema 4x4 inteligente do Nissan Patrol para maximizar a potência, a frenagem e o controle do chassi.
"Essa tecnologia oferece um novo nível de controle", disse Ryozo Hiraku, líder especialista da divisão de motores e motores de força da Nissan.
"Novo para a Nissan, novo para veículos elétricos. A tecnologia de controle e-4ORCE é a combinação de nosso know-how em tecnologia de controle de tração nas quatro rodas e chassi e nossa experiência em desenvolvimento de EV. O e-4ORCE não é um sucessor de um, mas um evolução de muitos ".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Caminhão elétrico da Renault tem 600 km de autonomia
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa