• Nova tecnologia de tração nas quatro rodas é exclusiva para veículos elétricos
  • Sistema e-4ORCE conta com dois motores elétricos 
  • Nissan promete melhor dirigibilidade, frenagem e desempenho em curvas 

Após mostrar uma prévia durante a CES 2020, em Las Vegas (EUA), no início do ano, a Nissan agora apresenta de forma oficial sua nova tecnologia de tração integral exclusiva para veículos elétricos. Batizada de e-4ORCE, o sistema promete aprimorar a direção, frenagem e desempenho em curvas. 

Esta nova tecnologia de controle nas quatro rodas, promete facilitar a vida dos motoristas de todos os níveis de habilidade, fornecendo torque instantâneo às quatro rodas e entregando potência de forma mais equilibrada e previsível em qualquer situação.

Galeria: Nissan e-4ORCE

O "e" no e-4ORCE representa o sistema de acionamento de motor 100% elétrico da Nissan. "4ORCE" (força pronunciada) refere-se à potência e energia físicas do veículo, com "4" representando o controle em todas as rodas.

Em linhas gerais, o e-4ORCE é um sistema avançado construído em torno de motores elétricos duplos. Até o momento, todos os carros da Nissan usavam um único motor elétrico, normalmente para tração nas rodas dianteiras. Então essa evolução para um sistema de tração nas quatro rodas é um próximo passo lógico, especialmente com o Ariya Concept, que irá iniciar uma nova fase para a marca em termos de eletrificação.

Nissan Ariya Concept

Entre as vantagens, a nova tecnologia promete respostas mais rápidas aos comandos do motorista, com aceleração instantânea e suave ou quando é necessário desviar repentinamente de um obstáculo na estrada. O sistema gerencia e transmite as intenções e expectativas do motorista de maneira suave e eficiente.

Os engenheiros da Nissan desenvolveram o know-how adquirido com o sistema de divisão de torque ATTESSA E-TS do Nissan GT-R e o sistema 4x4 inteligente do Nissan Patrol para maximizar a potência, a frenagem e o controle do chassi. 

"Essa tecnologia oferece um novo nível de controle", disse Ryozo Hiraku, líder especialista da divisão de motores e motores de força da Nissan. 

"Novo para a Nissan, novo para veículos elétricos. A tecnologia de controle e-4ORCE é a combinação de nosso know-how em tecnologia de controle de tração nas quatro rodas e chassi e nossa experiência em desenvolvimento de EV. O e-4ORCE não é um sucessor de um, mas um evolução de muitos ".