Descontinuado no Brasil há cerca de 1 ano, o nosso velho conhecido Ford Fiesta segue firme sua trajetória na Europa, onde é atualmente o carro mais vendido do mercado. Por lá, a Ford anunciou novidades em termos de tecnologia e até a introdução de uma inédita opção híbrida leve.
Além do avanço no conjunto propulsor, o popular hatchback também ganhou novos recursos de segurança e conectividade, como o Controle de Cruzeiro Adaptativo com Stop & Go, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e o modem FordPass Connect, entre outros acréscimos.
Disponível tanto para o Fiesta regular quanto para a variante comercial Van, o trem de força EcoBoost Hybrid pode equipar as versões de 125 cv e 155 cv. No caso do comercial Fiesta Van, está disponível apenas e versão híbrida leve de 125 cv, que substitui a antiga unidade a diesel TDCi 1,5 litro de 85 cv.
De funcionamento mais simples que um híbrido convencional, o sistema híbrido leve (MHEV) é composto por um gerador que envia a energia gerada na frenagem para uma bateria de 48 volts, que por sua vez trabalha com um superalternador que alivia o esforço do motor na partida e nas acelerações.
Este sistema fornece até 2,5 kgfm adicionais, aumentando o pico de torque em até 2 kgfm acima da configuração regular - resultando em um total de 24,4 kgfm de torque para o modelo de 155 cv e até 50% mais torque em rotações mais baixas. O objetivo é reduzir o consumo e emissões, além de ampliar a autonomia.
"A adição da tecnologia EcoBoost Hybrid a melhor dinâmica de direção do Fiesta significa que os clientes podem ter ainda mais potência e ir ainda mais longe com um tanque de combustível", disse Roelant de Waard, vice-presidente de marketing/vendas e serviços da Ford Europa. "O Fiesta EcoBoost Hybrid ajudará a Ford a trazer os benefícios da eletrificação para mais motoristas do que nunca."
Também há novidades para as versões puramente a gasolina, que foram atualizadas com o acréscimo da unidade EcoBoost 1,0 litro de última geração e um novo câmbio de dupla embreagem de 7 velocidades.
O preço desses modelos com o sistema EcoBoost Hybrid começa em £ 19.860 (R$ 121.890) no Reino Unido.
Acompanhe o InsideEVs nas redes sociais: |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiesta elétrico que vai a 100 km/h em 1,8 s é a nova diversão de Ken Block
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla