Elon Musk continua acelerando com os projetos da Tesla. Enquanto a Gigafactory 3 de Xangai ainda nem funciona a pleno vapor, a marca já começa um novo e ambicioso projeto na China. A montadora realmente está pensando em abrir um centro de design e planejamento no país asiático, no qual um compacto projetado para o mercado global vai começar a ganhar forma.
Há pouco tempo atrás, o próprio Elon Musk anunciou o desejo de ampliar a gama da marca com um carro mundial de pequeno porte projetado e fabricado inteiramente na China. Hoje, a partir da conta Tesla no WeChat, a famosa rede social chinesa, vemos que os candidatos a um trabalho relacionado ao projeto já começaram a se mexer.
Embora o novo modelo tenha a pretensão de ser vendido no mundo inteiro, o anúncio no WeChat especifica que todos os candidatos devem ser residentes na China. Lá, de fato, o carro será completamente projetado e construído.
Uma coisa parece certa: o projeto está aprovado e em andamento. Elon Musk disse no início deste ano: "Eu acho que seria maravilhoso projetar e construir um novo Tesla inteiramente na China e vendê-lo em todos os lugares. Na China, existem algumas das melhores habilidades do mundo, como ser capaz de fazer um carro que pode ser apreciado em qualquer lugar. É por isso que acredito que faremos isso".
Além disso, a empresa californiana começou a montar as novas baterias livres de cobalto no Model 3 construído na Fábrica de Xangai (que não deve ser confundida com as superbaterias da gigante chinesa), que garantem preços mais baixos, particularmente importantes para esta nova "missão" de Musk.
Até o momento, não sabemos nada sobre o novo "popular" da Tesla. O local onde o novo centro será construído não foi especificado, nem quando as obras começarão. Também não se sabe quando a Tesla planeja colocar o carro à venda, mas espera-se que ele fique pronto dentro de 5 anos. Por enquanto, o que temos é um esboço do seu porte e visual.
Os rumores falam de um hatchback com autonomia de 320 km e preço inicial que pode chegar a 25.000 dólares (R$ 127.800). De certa forma um anti-Volkswagen ID.3. A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Novo Tesla Model 3 tem 517 cv e estreia como o mais poderoso já produzido
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
BYD Seal é um rival à altura do Tesla Model 3? Sedã elétrico é avaliado na Europa
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano