• Tesla Roadster terá foguetes de ar comprimido da empresa aeroespacial SpaceX
  • Supercarro elétrico da Tesla teve o lançamento adiado para 2022

Adiado para 2022, o supercarro elétrico Tesla Roadster é aguardado com expectativa por conta de seus números superlativos: serão mais de 1.000 cv de potência e 1.000 km de autonomia. Para esquentar ainda mais as coisas, foi divulgado um vídeo no canal do YouTube Engineering Explained, no qual, usando as leis da física, é calculada a dinâmica do futuro Tesla Roadster com o pacote SpaceX. 

O Tesla Roadster convencional, de acordo com a promessa da Elon Musk, poderá acelerar até de 0 até 100 ​​km/h em 1,9 segundo. O autor do vídeo calculou que isso era igual a uma sobrecarga de 1,44 G. Ele trabalhou com a hipótese de que a massa do carro elétrico fosse 2 toneladas e calculou que, com um motor a jato adicional, a sobrecarga aumentaria para 2,5 G. Ao mesmo tempo, a aceleração a 96 km/h seria reduzida para impressionante 1,1 segundo.

Galeria: Tesla Roadster 2020

A suposição de que o Tesla Roadster pesará duas toneladas, no entanto, está em dúvida. O fato é que a capacidade da bateria do novo esportivo elétrico será de 200 kWh. Isso é o dobro do Tesla Model S Long Range, que pesa 2,2 toneladas. Além disso, recentemente, a Lucid Motors admitiu que, de acordo com seus cálculos, apenas uma bateria de 180 kWh pesa uma tonelada, ou seja, uma bateria do Tesla Roadster terá que pesar mais de que isso.

Por outro lado, os cálculos não contradizem as promessas do próprio Elon Musk, que prometeu sobrecargas no Tesla Roadster “acima de 2 G”.

O motor a jato que será montado no Tesla Roadster, é usado nos foguetes da SpaceX. Trata-se de um compressor de ar que terá uma dúzia de foguetes de ar comprimido espalhados por todo o veículo. Um sistema que usa ar ultracomprimido com um propulsor a gás frio para atingir uma força que exigirá até um certo preparo físico do piloto para suportar-lá. 

Há poucos dias Elon Musk falou sobre isso, adiantando que o Tesla Roadster teria vários motores a jato: traseiro para aceleração, dianteiro para frenagem e lateral para manter o carro em curvas. Enquanto liga os motores, o carro elétrico poderá... voar!

Galeria: SpaceX - Missão Crew Dragon