A fabricante de carros elétricos Tesla e a empresa de sistemas aeroespaciais SpaceX, ambas de Elon Musk, estão aumentando cada vez o esforço de sinergia com troca de tecnologias, compras de componentes e até a permuta de funcionários entre as duas empresas, conforme divulgado nesta semana. 

Embora Elon Musk tenha afirmado que é complicado administrar duas empresas desse porte e com propostas tão distintas, há oportunidade de sinergia entre elas como exemplo o plano da Tesla de lançar um "SpaceX package" para o próximo Tesla Roadster, que deve estrear em 2022. Este pacote incluirá propulsores de ar frio desenvolvidos pela SpaceX para o superrcarro elétrico que prometem melhorar "drasticamente o desempenho em acelerações, velocidade máxima e frenagem", nas palavras da empresa. 

Galeria: SpaceX - Missão Crew Dragon

Nesta semana, a Tesla divulgou publicamente que estaria "designando temporariamente 20 funcionários para a SpaceX". Além disso, houve em um passado recente um anúncio de que ambas as empresas estariam unindo esforços para criar novos materiais que poderiam ser usados na Terra e no espaço. Outra situação relatada foi a compra pela SpaceX de alguns componentes de bateria da Tesla - uma compra total de US$ 1 milhão em 2019 e US$ 1,2 milhão até abril deste ano.

Fonte: Electrek

Galeria: Tesla Roadster 2020