Peça chave para a popularização dos carros elétricos, a autonomia é um item que tem recebido total atenção por parte das montadoras. Nesta semana, a agência norte-americana EPA divulgou dados atualizados de quilometragem do Tesla Model S Long Range Plus: 20% superior ao Model S 100D do ano passado com uma bateria semelhante.
De acordo com novos dados, a reserva de energia do carro elétrico agora é de 402 milhas ou 646 quilômetros. Assim, o Tesla Model S se torna o primeiro carro elétrico da história com uma autonomia oficial de mais de 400 milhas (640 km).
Anteriormente, Elon Musk reclamou que seu carro elétrico foi testado incorretamente pela EPA, de acordo com a CNN. Ele observou que os especialistas da agência deixaram o carro com portas destravadas e o modo noturno acionado, que colocou o veículo automaticamente no modo de espera e consumiu 2% da energia da bateria. Novos dados foram obtidos no novo teste.
O Tesla Model S foi lançado em 2013 e ao longo desses anos a empresa atualizou continuamente o carro. Foi possível aumentar a reserva de energia usando baterias de maior capacidade, aumentando a eficiência dos motores elétricos e do sistema de recuperação de energia de frenagem, reduzindo o peso (para essa finalidade a Tesla até começou a fazer os próprios assentos), além de melhorar as qualidades aerodinâmicas das rodas e o uso de pneus com menor resistência ao rolamento.
Atualmente, existem três padrões mais conhecidos para medir a reserva de energia no mundo: a EPA norte-americana, o novo WLTP europeu e o antigo NEDC europeu, que foi preservado na China. Vale ressaltar que a metodologia EPA é que adota critérios mais rigorosos.
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