Os Tuk-Tuks, também conhecidos como riquixás, são utilizados em vários lugares como um meio de transporte urbano em cidades muito povoadas. Mesmo sendo mais comuns no sul e sudeste da Ásia, também são usados na África e no Oriente Médio. Originalmente, no entanto, o conceito era baseado no Mazda-Go de 1931, projetado e construído no Japão.
No entanto, eles são criticados por suas más credenciais de segurança e algumas empresas estão tentando encontrar alternativas com melhores resultados nesse quesito. Esta empresa britânica chamada D2H está propondo um veículo totalmente elétrico bem simples como uma alternativa ao tuk-tuk que possui muitos recursos interessantes.
Em primeiro lugar, seus fabricantes dizem que seu preço seria semelhante ao de um tuk-tuk, mas com quatro rodas em vez de três, o que o deixaria consideravelmente mais estável. Ele possui um motor elétrico montado na dianteira que aciona as rodas dianteiras e o chassi realmente incorpora polímero termoplástico de fibra natural à base de juta que, segundo seus fabricantes, é leve e resistente.
Atualmente, a empresa está procurando parceiros para fornecer motores e baterias. Uma vez que esta fase esteja concluída, planeja iniciar a fase de prototipagem e testes. Matthew Hicks, diretor de engenharia da D2H disse o seguinte:
"Identificamos a necessidade de um veículo utilitário de baixo custo e sem emissões, que pode ser adaptado a diferentes configurações e oferece potencial para uma aceitação mais ampla. Esta é uma versão moderna e limpa do lendário Tuk-Tuk, que tem conseguido mobilizar milhões de pessoas na Índia, no Sudeste Asiático e na América do Sul. Se pudermos criar uma alternativa mais leve, segura e sem emissões que concorra em custo e utilidade, teremos cumprido a missão."
Fonte: The Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026