A picape Ford F-150 2021 foi revelada oficialmente. O veículo mais vendido em toda a história nos Estados Unidos chega a 14ª geração com novo visual, interior mais moderno, tecnologias inéditas no segmento e pela primeira vez com opção de propulsão híbrida.
Descrita como a mais resistente, tecnológica e segura já produzida, a nova F-150 2021 teve, além de mudanças já citadas, melhorias em itens como capacidade de reboque, carga útil, torque e potência: que a Ford garante ser superior a qualquer picape do mesmo porte.
Construída em estrutura de aço de alta resistência com carroceria confeccionada em liga de alumínio de classe militar, a nova geração da F-150 ganhou nova grade frontal, para-choques mais envolventes, faróis de LEDs com nova assinatura visual, para-lamas mais altos e vincos da carroceria bem pronunciados, transmitindo ainda mais robustez.
"Desde 1948, nossos esforçados clientes da Série F confiam na Ford para ajudá-los a fazer o seu trabalho", disse o diretor de operações Jim Farley no anúncio oficial da Ford. "O F-150 é nosso carro-chefe, é 100% montado nos Estados Unidos e nos mantemos no mais alto padrão para garantir que nossos clientes possam fazer o trabalho e continuar fazendo a diferença em suas comunidades".
A cabine foi totalmente remodelada com materiais mais refinados no acabamento e novas opções de cores. A partir da versão XLT a picape conta com uma nova central multimídia de 12" compatível com SYNC 4 e capaz de rodar Apple CarPlay, Android Auto, Waze e Ford + Alexa. O quadro de instrumentos tem 12" e é digital.
Outra novidade em termos de tecnologia são os sistemas de assistência à condução, uma primazia no segmento. A F-150 2021 está equipada com o Ford Co-Pilot360 2.0, que reúne assistência pré-colisão com frenagem de emergência automática e detecção de pedestres, câmera de ré com assistência de engate dinâmico, farol alto automático e Park Assist automático.
Além disso, a nova F-150 2021 é a única picape equipada com o Active Drive Assist, que reúne pelo menos 10 novos recursos de assistência e permite ao motorista dirigir sem precisar segurar aos mãos no volante.
Como na geração anterior, a Ford F-150 2021 será oferecida com seis opções mecânicas, embora a Ford ainda não tenha revelado dados de potência ou torque para essas variações. Todavia, acreditamos que a maioria terá especificações próximas ou iguais ao da linha atual.
Mas a grande novidade em termos de motorização é conjunto híbrido inédito na F-150. Batizado de PowerBoost Full Hybrid, é formado pelo motor 3.5 V6 EcoBoost associado a uma unidade elétrica de 47 cv. Estará disponível em todas as versões, desde a básica XL até topo de linha Limited, sempre associado ao câmbio automático de 10 marchas.
Dados de performance e potência combinada não foram divulgados, mas a imprensa norte-americana indica que a versão híbrida terá ao menos 425 cv de potência e 66 kgfm de torque. A Ford adianta ainda que a autonomia ficará na casa dos 1.126 km e que capacidade de reboque será de 5.443 kg.
No mercado norte-americano, as vendas serão iniciadas no quarto trimestre. Para os fãs brasileiros do modelo, a boa notícia é que há grandes chances de lançamento por aqui em 2021. A marca anunciou que tem 8 lançamentos para fazer no Brasil e Motor1.com apurou que a picape está nesta lista. Algumas unidades, inclusive, já foram flagradas em testes no país na variante Lariat (ainda da geração anterior).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Toyota apresenta seu primeiro carro híbrido plug-in flex no Brasil
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Jeep estuda híbridos tradicionais como alternativa aos plug-ins e elétricos