O que parecia algo distante há poucos anos vai se tornando realidade e a indústria automotiva começa a fazer a transição para os carros elétricos. A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (26) que o último veículo com motor a combustão saiu da linha de produção da fábrica de Zwickau, na Alemanha.
A partir de agora, as instalações da fábrica alemã se tornam totalmente dedicadas a produção de veículos elétricos. Atualmente, a unidade é responsável também pela montagem dos modelos ID.3 e ID.4 (pré-produção) com uma meta do Grupo Volkswagen de fabricar até seis veículos diferentes de 'emissão zero' nesta unidade.
Em comunicado, a Volkswagen afirma que a fábrica está ativa desde 1904 e a partir de 1990 começou a montar veículos do grupo alemão. Nos últimos 30 anos foram mais de 6 milhões de unidades produzidas no local dos modelos Polo, Golf, Golf Estate, Passat sedã e Passat Estate. O último carro com motor a combustão a sair da linha foi um Volkswagen Golf R Estate de sétima geração.
"Hoje é um dia histórico para nós. Estamos orgulhosos do que alcançamos até agora e, ao mesmo tempo, estamos ansiosos para saber o que o futuro reserva para nós. A tendência para a mobilidade elétrica continuará a aumentar. Responderemos a essa demanda e teremos capacidade para fabricar 333.000 veículos por ano aqui ", disse o diretor de tecnologia e logística da Volkswagen, Reinhard de Vries.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos