Uma das principais montadoras da China, a Great Wall criou no ano passado a marca ORA, uma subdivisão de veículos elétricos urbanos. Agora, chegou o momento da empresa apresentar o seu terceiro modelo, que tem o nome provisório Ora R2, um mini carro elétrico que será destinado ao mercado chinês e alguns países vizinhos, como a Índia.
Com proposta claramente urbana, o ORA R2 mede 3,62 metros de comprimento, 1,66 metros de largura, 1,53 metros de altura e 2,49 metros de entre-eixos. O minicarro da Great Wall aposta ainda na boa qualidade de construção e um preço bastante atrativo. Embora ainda não tenha sido declarado oficialmente, a imprensa chinesa apurou que ele começará na casa dos 9 mil euros (R$ 55 mil).
O design é simples mas agradável, considerando a proposta do carro, e remete um pouco aos famosos kei car japoneses. Destaque para as linhas retilíneas e limpas e também para os balanços dianteiro/traseiro bem curtos, o que favorece o espaço interno apesar das dimensões compactas.
Em termos de trem de força, o modelo terá um motor elétrico com 46 kW (63 cv) de potência e duas opções de baterias: a primeira com 28 kW e autonomia de 300 km e a segunda opção com 33 kW e capacidade para rodar 350 km com uma única carga.
Não podemos deixar de mencionar que a submarca da Great Wall é fruto de uma parceria com a alemã BMW. Nesse sentido, há fortes rumores de que o sucessor do BMW i3 será feito sobre a mesma plataforma que a submarca ORA está utilizando em seus veículos elétricos.
Tanto o ORA R2 quanto o futuro BMW serão produzidos na fábrica que é fruto desta aliança e deve entrar em operação em 2022, em Zhangjiagang, a 150 km de Xangai. Essa unidade também irá montar os futuros modelos da MINI (inclusive o SUV elétrico) e da Great Wall.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos