Hyundai Santa Fe 2021: inédita versão híbrida tem detalhes divulgados
Marca coreana divulga informações técnicas sobre a propulsão híbrida
- Hyundai Santa Fe 2021 estreia versão híbrida plug-in no começo do ano que vem
- Serão duas opções híbridas com potências de 230 cv e 265 cv
- Novo motor 1.6 litro T-GDI e novo câmbio automático de seis velocidades
Após a estreia oficial no começo do mês, o novo Hyundai Santa Fe 2021, que passou por uma ampla reestilização, teve entre os principais destaques as inéditas versões híbrida e híbrida plug-in (recarregável). Agora, a marca coreana divulga as primeiras informações oficiais sobre o novo trem de força disponível para o SUV.
O Hyundai Santa Fe 2021 passou por uma reestilização profunda, ainda que a geração atual seja recente no mercado. Ganhou um estilo mais moderno, nova plataforma e tecnologias inéditas, além das novas opções de propulsão que a marca detalha agora. No anúncio oficial, a Hyundai destaca ainda que se trata do primeiro SUV da marca com trem de força híbrido/híbrido plug-in oferecido na Europa.
Galeria: Hyundai Santa Fe 2021
Propulsão híbrida e motor 1.6 Smartstream
O novo trem de força híbrido é composto pelo motor 1.6 litro T-GDi (injeção direta a gasolina turbo) associado a uma unidade elétrica de 44,2 kW. A alimentação vem de uma bateria de íon de lítio de 1,49 kWh. Disponível com tração dianteira ou nas quatro rodas, o sistema tem potência combinada de 230 cv e torque máximo de 35,7 kgfm.
Com estreia prevista para o início de 2021, a opção híbrida plug-in (recarregável) usa com o mesmo propulsor 1.6 litro T-GDi em conjunto com o motor elétrico de 66,9 kW suprido por uma bateria de polímero de lítio de 13,8 kWh. O conjunto tem potência de 265 cv e torque máximo de 35,7 kgfm e estará disponível sempre com tração integral.
As unidades de propulsão híbridas e híbridas plug-in estão associadas a uma recém desenvolvida transmissão automática de 6 velocidades (6AT). Em comparação ao modelo anterior, a Hyundai promete trocas mais suaves e maior economia de combustível.
Outra novidade é que o motor 1.6 litro T-GDi chamado 'Smartstream' é o primeiro propulsor a utilizar a nova tecnologia CVVD (Continuously Variable Valve Duration) da Hyundai e também possui recirculação de gases de escape de baixa pressão (LP EGR), que ajuda a otimizar o consumo e reduz as emissões.
"O novo Santa Fe representa um marco significativo na história da Hyundai. Com uma nova plataforma, novas transmissões e novas tecnologias, é mais limpo, mais ágil e mais eficiente do que nunca. Com a introdução do nosso novo Santa Fe, toda a nossa linha de utilitários esportivos estará disponível com versões eletrificadas, variando de soluções híbridas suaves de 48V a células de combustível."
A estreia do novo Hyundai Santa Fe 2021 acontecerá a partir de setembro de 2020, primeiro na Europa e nas semanas seguintes nos Estados Unidos. A versão híbrida plug-in estreia no início do ano que vem e o lançamento no Brasil ainda não tem data oficial, mas deve ocorrer em algum momento de 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Santa Fe 2021 estreia com visual renovado e propulsão híbrida
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio