SUVs e crossovers frustram metas de emissões de CO2 na Europa em 2020
Será que os veículos híbridos e elétricos não estão fazendo a diferença?
- Europa tem visto um aumento nas emissões médias dos seus veículos
- SUVs e crossovers, mesmo eletrificados, são os principais responsáveis pelo mau desempenho
Na Europa, as montadoras precisam cumprir metas cada vez mais rigorosas de CO2 para toda a sua gama de veículos. Algumas marcas provavelmente nem queriam investir em veículos elétricos, mas agora estão sendo forçados a fazê-lo ao invés de se arriscar a sofrer as pesadas multas da União Europeia que podem chegar a bilhões de euros.
Embora a maioria dos fabricantes, com exceção da Fiat-Chrysler, esteja se esforçando para colocar o maior número de veículos elétricos e eletrificados em seus portfólios, parece que não está causando um impacto grande o suficiente para amenizar as emissões. A Reuters relata que, embora haja mais híbridos plug-in e elétricos do que nunca, as emissões médias do continente não estão diminuindo na velocidade necessária.
Galeria: Jeep Renegade e Compass PHEV - Salão de Genebra 2019
Na prática, elas não estão nem caindo, estão aumentando. A análise compara as emissões médias de todos os veículos novos vendidos em todos os países da UE, com exceção da Grã-Bretanha, Noruega e Islândia entre 2018 e 2019. A média para 2018 foi de 120,8 g/km de CO2 e em 2019 aparentemente subiu para 122,4 g/km de CO2.
Eles citam uma declaração feita pela Comissão Europeia que afirma:
"Os fabricantes terão que melhorar a eficiência de combustível de sua frota e acelerar a implantação de veículos de baixa e baixa emissão."
No entanto, mesmo assim, a fonte salienta que ainda estava abaixo dos 130 g/km de CO2 atualmente exigidos pela UE. Para 2020, porém, a meta será de apenas 95 g/km de CO2, um número que será muito mais difícil de alcançar - isso significa que eles teriam que conseguir uma redução de 22%.
A Reuters também tenta apresentar algumas explicações para isso. A lógica é que, embora as montadoras estejam fabricando carros mais limpos e econômicos, os compradores estão migrando para os utilitários esportivos, basicamente cancelando os benefícios de novos e melhores sistemas de transmissão e propulsão; Os SUVs e crossovers representaram 38% de todas as vendas de carros novos na Europa em 2019, um número que será ainda maior neste ano.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026