Em abril, quando nossos espiões flagraram o Audi Q4 E-Tron pela primeira vez, ele não passava de uma mula de teste usando a roupagem do Volkswagen ID.4. Assim como a versão de produção do E-Tron GT não se afastará muito do conceito homônimo, o novo SUV elétrico da Audi permanecerá fiel ao showcar do ano passado. Pelo menos é essa a nossa opinião depois de ver as imagens deste novo flagra que chegaram nesta semana.
Ele passou pelas mudanças usuais que ocorrem ao fazer a transição de um conceito para um veículo em desenvolvimento, como ganhar maçanetas de portas convencionais e retrovisores laterais maiores. As rodas de liga leve não parecem tão grandes quanto o conjunto de 22" que o conceito Q4 E-Tron ostentou no ano passado em Genebra e os faróis e lanternas não parecem tão chiques. Também estamos percebendo que as enormes entradas do conceito sumiram, e há uma boa chance de a grade frontal também ter sofrido algumas alterações.
Apesar desses ajustes, a variante pronta para produção permanecerá bastante fiel ao conceito de 2019 e servirá como uma alternativa premium ao ID.4 já mencionado. Os dois serão mecanicamente relacionados a mesma plataforma MEB, mas a sofisticação adicional e os desejáveis 'quatro anéis' se traduzirão em um preço mais alto.
O Audi Q4 E-Tron deve apresentar uma configuração de motor duplo, permitindo um sistema Quattro elétrico como no conceito. Provavelmente, as especificações técnicas finais não serão muito diferentes, com a Audi citando 302 cv de potência combinados (225 quilowatts) para o showcar de quatro lugares que exibiu há um ano na Suíça. A propulsão elétrica garantiu uma arrancada de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h.
A bateria montada no assoalho, com uma capacidade de 82 kWh, possuía força suficiente para um alcance de mais de 450 milhas por WLTP. Com capacidade de carga de 125 kW, a bateria descarregada do conceito pode ser recarregada para um nível de 80% em pouco mais de meia hora.
Desta vez, nossos espiões não conseguiram flagrar o interior do veículo, mas anexamos imagens do conceito para ter uma idéia de como será o modelo de produção. "Minimalista" é provavelmente o termo certo a ser usado, uma vez que existem muito poucos controles convencionais, com a maioria das funções incorporadas na tela sensível ao toque de 12,3".
A mistério sobre o próximo elétrico deve acabar logo, já que a Audi confirmou recentemente que a estreia oficial do Q4 E-Tron ocorrerá ainda em 2020, apesar da pandemia de coronavírus. É a mesma história com o modelo primo do Porsche Taycan, o sedã elétrico E-Tron GT.
Fonte: CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris