Volkswagen "força o ritmo" e inicia conversão da 2ª fábrica para elétricos
Fábrica de Emden receberá 1 bilhão de euros em investimentos
- Fábrica da Volkswagen em Emden, na Alemanha, passará a produzir veículos elétricos a partir de 2022
- Marca anunciou que irá investir mais de 1 bilhão de euros na conversão
Com o objetivo de se tornar a líder mundial em mobilidade elétrica, a Volkswagen segue com seu plano estratégico e avança com a transformação e modernização de suas fábricas. A primeira foi Zwickau, que já não produz mais veículos a combustão e agora a marca alemã anuncia que a unidade de Emden, também na Alemanha, passará pela conversão para produzir veículos elétricos.
Mesmo diante da pandemia de coronavírus, a marca alemã mantém o cronograma e anuncia que irá investir mais de 1 bilhão de euros na conversão da fábrica de Emden, que já está em andamento e se prepara para que os primeiros carros elétricos montados sobre a plataforma MEB saiam da linha de produção a partir de 2022.
Galeria: Volkswagen ID.4 - fotos vazadas
Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen diz:
"Com a conversão de nossa fábrica em Emden em um local de produção para veículos elétricos, a Volkswagen está forçando o ritmo da mudança do sistema. Ao todo, a empresa investirá cerca de € 1 bilhão na transformação da fábrica. Em Emden será desenvolvida na pedra angular da nossa estratégia elétrica."
Fase de transição
De acordo com a empresa, Emden será a primeira fábrica na região da Baixa Saxônia onde serão produzidos grandes volumes de veículos elétricos. O destaque é o início da produção do novo SUV elétrico Volkswagen ID.4, que terá início em 2022 e será seguido por outros modelos da família ID - especulam-se as versões de produção dos conceitos ID. Vizzion (sedã e perua).
Até que a conversão para a mobilidade elétrica esteja completa, algo que deve acontecer por volta de 2023/2024, a produção dos modelos Passat, novo Arteon e Arteon Shooting Brake continuará acontecendo neste período de transição. Quando finalizada, a nova planta para carros eletrificados terá capacidade anual de 300.000 veículos por ano.
Liderança em mobilidade elétrica
Embora não seja uma tarefa fácil, a Volkswagen pretende se tornar a líder mundial em mobilidade eletrônica e lançar mais de 20 modelos totalmente elétricos até 2025. Essa transformação é parte de um vultoso investimento que chega a 11 bilhões de euros até 2024. Os carros-chefe serão o hatch ID.3 e o SUV elétrico ID.4.
Na Alemanha, os veículos elétricos do Grupo Volkswagen devem ser produzidos em Zwickau, Emden, Hannover, Zuffenhausen e Dresden. Em outros países, os carros elétricos serão fabricados em Mladá Boleslav (República Tcheca), Chattanooga (Estados Unidos), Foshan e Anting (China).
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian