Entre idas e vindas, a SsangYong nunca emplacou no Brasil. A marca sul-coreana fundada em 1954 até hoje não chegou a ser amplamente conhecida fora do seu país. Agora ela é parte da Mahindra, que assumiu o controle em 2011, mas a gigante indiana tem planos de vender a marca, por isso é uma surpresa que ela siga adiante com o projeto do seu veículo elétrico.
De volta ao Salão Automóvel de Genebra de 2018, a SsangYong apresentou o conceito e-SIV (galeria de fotos abaixo), que antecipava o primeiro elétrico da marca. Agora, dois anos depois, a sul-coreana divulga teasers da provável versão de produção desse estudo, que deve ser batizado de Korando E100.
O Korando E100 será alimentado por um único motor elétrico que aciona as rodas dianteiras, fornecendo 188 cv de potência e utilizando uma bateria de 61,5 kWh. De acordo com a marca, ela é suficiente para proporcional uma autonomia de 420 km, de acordo com o antigo ciclo NEDC, de modo que seu alcance no mundo real será de cerca de 320 km com uma carga.
Com esses números, ele se tornará o modelo mais potente da linha Korando, mas sua velocidade máxima será limitada a 153 km/h. Será um rival direto de carros como o elegante DS3 Crossback e-Tense, Peugeot e-2008, Kia e-Niro (ou Niro EV) e Hyundai Kona Electric. O seu lançamento está previsto para abril de 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo Renault 4 ganha teaser; lançamento deve ser no Salão de Paris
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
SUV elétrico "acessivel" da Lucid Motor chegará ao mercado em 2026