De olho nos serviços inerentes a mobilidade elétrica, a Kia Motors anunciou a fundação da "Purple M", uma nova startup criada para oferecer serviços de mobilidade personalizados com veículos elétricos.
A Purple M é uma nova joint-venture criada em parceria entre a Kia Motors e a CODE42.ai, uma empresa coreana de tecnologia pioneira na transição para o TaaS (em inglês, Transporte como Serviço) autônomo. Por meio dessa nova startup, a Kia e a CODE42.ai planejam criar novos conceitos para serviços de mobilidade.
A startup usará o Sistema Operacional de Mobilidade Urbana (em inglês, UMOS), de propriedade da CODE42.ai, uma abrangente plataforma de mobilidade que integra serviços autônomos de veículos e transporte aéreo, incluindo e-hailing, gerenciamento de frota, ônibus de atendimento à demanda e logística inteligente.
Apesar do aumento do interesse do consumidor pelos veículos elétricos (EV), os serviços de mobilidade ainda são conduzidos principalmente por carros com motores à combustão interna, criando oportunidades para o pioneirismo em mobilidade elétrica. "Nosso objetivo é acelerar a era dos veículos elétricos através da Purple M", disse Chang Song, do CODE42.ai. "A plataforma integrada de logística e mobilidade SOMU será o centro para a construção de um ecossistema de e-mobilidade, abrangendo tudo, desde infraestrutura a serviços".
No início deste ano, a Kia anunciou o 'Plano S', sua estratégia de médio a longo prazo que visa estabelecer progressivamente uma posição de liderança no futuro do setor automotivo, abrangendo serviços de mobilidade e eletrificação, conectividade e autonomia de veículos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio