A Tesla está acelerando sem parar. De que outra forma podemos explicar o momento que a montadora de Palo Alto está passando? Ontem, pela primeira vez na história, Elon Musk anunciou resultados financeiros positivos pelo quarto trimestre consecutivo, por exemplo. Em outras palavras, com ou sem o Covid-19, a empresa continua a ganhar dinheiro - foram US$ 104 milhões somente entre abril e junho.
Isso é o resultado de vendas recordes, que permitem a Musk manter inalteradas as previsões de 500.000 carros entregues até o final do ano, mesmo após os meses difíceis do lockdown, em que a empresa brilhou em termos de emplacamentos que ultrapassam as estimativas, também graças às compras "sem contato". Com a divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2020, as ações deram um novo salto de mais de 4%, consolidando a posição da Casa no topo do mundo automobilístico. E tem mais.
Se você vende cada mais carros, precisa ter mais lugares para produzi-los. E se 2019 foi o ano da inauguração da Gigafactory em Xangai e a escolha do local para a construção da fábrica europeia, que será construída na região de Berlim. Este ano, Musk começou a negociar um terreno na Inglaterra onde uma fábrica dedicada à produção de baterias deve surgir.
Hoje é um dia importante pois marca o anúncio oficial de mais fábrica da Tesla. Trata-se de uma nova Gigafactory que será dedicada à produção da picape Cybertruck e será baseada em Austin, Texas.
A planta, que cobrirá uma área de 8 milhões de metros quadrados (dos quais entre 4 e 5 milhões apenas de edifícios) será construída nas margens do rio Colorado, a apenas 15 minutos da cidade e será, pelas mesmas palavras que Almíscar, um paraíso ecológico, com árvores, pássaros, borboletas e fauna. Será aberto ao público, como outras empresas do Vale do Silício.
O novo complexo será construído em um terreno bastante selvagem, onde uma empresa de mineração operava no passado. O acordo com as autoridades locais para a reconstrução da área foi assinado em junho, com a promessa de construir uma fábrica sustentável e iniciar atividades recreativas para a população.
A fábrica de Austin criará 5.000 novos empregos e será erguida com um investimento de aproximadamente 1 bilhão de dólares. A colocação da pedra fundamental está prevista para a semana que vem e a fábrica poderá aproveitar a proximidade das empresas que operam em Oklahoma e trabalham para indústrias do ramo.
De qualquer forma, Musk decidiu ser menos dependente da Califórnia, principalmente depois das garras da edição de Covid-19.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias