Nos primórdios do automóvel a propulsão elétrica chegou a ser utilizada por alguns fabricantes mas rapidamente foi abandonada em favor do petróleo. E com a Peugeot não foi diferente, o primeiro projeto de carro elétrico surgiu em 1902 mas acabou sendo deixado de lado por algumas décadas.
Somente em 1941 surgiria o primeiro carro elétrico da marca com produção em série: o Peugeot VLV (Véhicule Léger de Ville - Veículo Leve Urbano). Durante a Segunda Guerra Mundial o racionamento de gasolina ficava mais severo e as montadoras precisavam buscar fontes alternativas de energia - a Peugeot foi a único grande fabricante a se interessar pela propulsão elétrica.
O Peugeot VLV foi construído na fábrica La Garenne na região de Paris entre junho de 1941 e fevereiro de 1943 com 377 unidades comercializadas nesse período. Este foi o primeiro veículo elétrico da marca francesa, um mini-cabriolet para dois ocupantes. Era econômico e projetado para uso urbano, destinado a atender às necessidades de transporte daqueles cujo veículo foi confiscado ou que não poderia ser conduzido por falta de combustível (racionado e caro).
Construído com um eixo largo na dianteira e um eixo estreito na traseira, o VLV era movido a eletricidade usando baterias alojadas no porta-malas dianteiro e um motor elétrico de 1 kW (3,5 cv com o "boost") sem diferencial que movia as rodas traseiras, com autonomia de 70 a 80 km em velocidades de até 35 km/h. Ele foi usado principalmente por trabalhadores dos correios ou por médicos.
Atualmente o portfólio eletrificado da Peugeot conta com os modelos e-208, e-2008, 508 HYBRID e 3008 HYBRID4 para veículos de passageiros; e-Expert, E-Traveler e em breve e-Boxer para veículos comerciais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Donos de elétricos serão convocados para ajudar em desastres na Austrália
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Do videocassete à Fórmula E: a TDK descobre o carro elétrico
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico