Com o passar do tempo os carros movidos a combustão foram sendo adaptados para a propulsão elétrica e mais recentemente começaram a surgir as plataformas elétricas. Ou seja, carros criados desde o zero para serem elétricos. Assim aconteceu com o Mazda MX-30, concebido como um veículo elétrico, mas que agora recebe uma inesperada versão híbrida leve.
Durante o evento automobilístico ('Automobile Council') em Tóquio, a Mazda comemorou o centenário da marca e surpreendeu os participantes com a estreia mundial da versão híbrida leve do Mazda MX-30. Ainda sem muitos detalhes revelados, a nova variante será lançada até o fim do ano.
Em termos mecânicos, o MX-30 híbrido leve (MHEV) será equipado com o motor 2.0 litros Skyactiv-G 2.0 que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 7 cv alimentando por uma bateria de íon de lítio de 0,17 kWh - o sistema elétrico é de 24V. Nesse sistema, o motor elétrico pode tirar o carro da imobilidade e poupar o propulsor a combustão em algumas situações. Outra tecnologia que ajuda a reduzir o consumo é a desativação de cilindros.
Já a versão elétrica, lançada neste ano, conta com um motor elétrico de 107 kW (145 cv) de potência e 27,0 kgfm de torque máximo com uma bateria de íon de lítio de 35,5 kWh. Um ponto fraco é a autonomia de apenas 200 quilômetros pelo padrão (WLTP) e talvez esteja aí o motivo do lançamento precoce desta nova variante híbrida.
Fonte: Motorpasion
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mazda inicia negociação com a Panasonic para baterias de carros elétricos
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Tesla e BYD são as únicas líderes na transição para carros elétricos; estudo
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Carro elétrico deve ter bateria pequena e baixa autonomia, insiste a Mazda
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Mazda confirma motor rotativo como extensor de alcance para o MX-30 elétrico