Anunciado com o modelo híbrido plug-in mais esportivo da linha PHEV de seis cilindros da marca alemã, o BMW 545e xDrive PHEV é lançado de forma oficial. Trata-se do quinto modelo com propulsão híbrida da linha Série 5, após os modelos 530e e 530e xDrive nas variantes sedã e perua.
Ao contrário do 530e de menor potência, o 545e está disponível apenas como sedã e sempre com tração nas quatro rodas xDrive (o mesmo trem de força do 745e e do X5 45e). Ele é impulsionado pelo bem conhecido motor 3.0 litros 6-cilindros em linha da BMW, acoplado a uma unidade elétrica (embutida na caixa de câmbio automática de oito velocidades) para fornecer 394 cv de potência e 61,1 kgfm de torque.
O tempo declarado para a arrancada de 0 a 100 km/h é de 4,7 segundos e sua velocidade máxima é eletronicamente limitada em 250 km/h. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 12 kWh, que garante autonomia no modo 100% elétrico de 54 a 57 km; a velocidade máxima no modo elétrico é 140 km/h, então dá pra fazer viagens curtas em estradas sem ter que usar gasolina.
A BMW também afirma que o 545e, assim como a maioria dos híbridos plug-in modernos, oferece uma ótima eficiência de combustível com consumo entre 41,6 km/l e 47,6 km/l. No entanto, como é o caso da maioria dos modelos com esse tipo de propulsão, para alcançar esses excelentes números as baterias devem estar sempre carregadas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028