Em comunicado, a VWCO Volkswagen Caminhões e Ônibus informa que teve início a produção dos primeiros caminhões elétricos e-Delivery em sua fábrica-laboratório, instalada no complexo de Resende (RJ). A área, chamada Planta Piloto, é responsável pela definição e confirmação do processo produtivo e treinamento dos processos. Por meio desse mapeamento está sendo realizada a adequação das linhas que abrigarão a produção em série.
O primeiro veículo que sairá da fábrica-laboratório destina-se ao treinamento da fábrica e dos operadores do Consorcio Modular. Os ensaios são realizados também em laboratórios em todo o país e no campo de provas da VW Caminhões e Ônibus, onde engenheiros especializados da marca conduzem simulações que permitem agilizar o resultado das avaliações - 6 meses de testes na pista equivalem a 10 anos em condições normais de rodagem.
"Tal como há 25 anos, quando amadurecemos nosso processo produtivo numa linha experimental em Resende, começamos a consolidar nosso know-how também na manufatura de veículos elétricos. E avançamos no desenvolvimento de um portfólio nesse segmento, focados na validação estrutural, de durabilidade e outros requisitos funcionais do caminhão elétrico e-Delivery", afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Além disso, as equipes dedicadas à produção do e-Delivery estão sendo treinadas para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria e comissionamento (quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez) em alta voltagem (acima de 600 volts).
A VW Caminhões e Ônibus é a pioneira no desenvolvimento e produção no projeto de um caminhão elétrico brasileiro e dá mais um passo para o desenvolvimento do e-Consórcio, que tem como empresas parceiras Bosch, CATL, Moura, Semcon, WEG, Meritor e Siemens.
Fonte: VWCO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
XCMG apresentará seu primeiro caminhão médio 100% elétrico na Fenatran
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Caminhões elétricos: a próxima grande mudança no transporte europeu
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Iveco eMoovy é VUC com tecnologia Hyundai e autonomia de 320 km