Lançado há poucas semanas na China, o pequeno Wuling Hongguang MINI EV da joint venture SAIC-GM já pode ser considerado um sucesso. Após vender mais de 15.000 unidades em apenas 20 dias após lançamento, o mini carro elétrico já acumulou mais de 50.000 pedidos.
"As vendas do MINI EV Wuling Hongguang ultrapassaram 15.000 unidades em apenas 20 dias após ter chegado ao mercado no Salão Automóvel de Chengdu, que começou em 24 de julho, o primeiro modelo elétrico de tamanho pequeno cujas vendas atingem a marca de 10.000 em tão pouco tempo. Na verdade, suas vendas na primeira semana foram de até 7.346. Além disso, os pedidos cumulativos do EV ultrapassaram 50.000."
Parte da estratégia ousada da GM para os veículos elétricos na China, o MINI EV tem como principal atrativo o baixo preço. Produzido pela submarca Wulling, o micro carro elétrico tem preços entre 28.800 RMB e 38.800 RMB, ou R$ 21,3 mil a R$ 28,7 mil em uma conversão direta, uma verdadeira pechincha, mesmo para os padrões do mercado chinês.
Com proposta totalmente urbana, o MINI EV mede apenas 2,91 metros de comprimento e possui distância entre-eixos de 1,94 metro. Pode pode acomodar até 4 ocupantes e possui diversos porta-objetos na cabine, embora o porta-malas seja quase inexistente nessa configuração (com 2 passageiros são bons 741 litros).
A autonomia é de 120 quilômetros usando a bateria básica de 9,2 kWh, mas pode chegar de 170 quilômetros na versão superior equipada com a bateria de 13,8 kWh.
Wuling - Hong Guang MINI EV especificações:
Fonte: Gasgoo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026