Skoda Enyaq iV faz estreia oficial com visual mais agressivo que o ID.4
SUV elétrico primo do VW ID.4 é apresentado em cinco versões com autonomia de até 510 km.
Depois de muitos teasers, flagras e visual antecipado quase por completo, o novo Skoda Enyaq iV faz sua estreia oficial em uma apresentação online transmitida na tarde desta terça-feira, 1º, diretamente de Praga, a capital da República Tcheca, país de origem da marca. O primeiro veículo da Skoda criado desde o início como um carro elétrico está sendo lançado na data de comemoração do seu aniversário de 125 anos.
SUV elétrico baseado na plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen, o Skoda Enyaq iV está sendo produzido na histórica fábrica da marca em Mlada Boleslav. O veículo tcheco compartilha diversos elementos estruturais com o 'primo" ID.4, mas possui personalidade própria, inclusive adotando um visual mais agressivo e interessante, com linhas mais angulosas que o utilitário da Volkswagen.
Galeria: Skoda Enyaq iV
Apesar de possuir o DNA da Skoda, o Enyaq, que o tem o design assinado por Karl Neuhold, se diferencia dos demais modelos da marca em muitos elementos, entre eles a grade frontal em forma de "bigode", além das formas mais agressivas presentes nos para-choques e faróis. Isso tudo associado a lateral com linha de cintura ascendente, maçanetas convencionais (no ID.4 são embutidas), teto com um leve caída e um spoiler para melhor aerodinâmica.
Diferentemente da parte externa, a cabine ostenta um estilo mais convencional, mas que ainda se destaca pela aparência refinada. Há um pequeno quadro de instrumentos digital e uma grande e moderna tela sensível ao toque de 13" para o sistema de informação e entretenimento, enquanto o console central é flutuante, uma tendência.
Além disso, o Skoda Enyaq estabelece novos padrões para a marca em termos de equipamentos com atualizações de software OTA, um avançado sistema de assistência à condução e park assist que pode ser acionado remotamente.
Falando sobre a autonomia do SUV elétrico, o Skoda Enyaq tem números próximos do Volkswagen ID.3, que variam entre 340 e 510 km, e será oferecido com três opções de baterias, com capacidades de 52, 58 e 77 kWh.
A Skoda oferece três opções de wallboxes diferentes dedicadas à conexão com a rede doméstica que podem ser controladas pelo aplicativo Skoda Connect especial e todas operam a 11 kW e corrente alternada. Com um cabo especial, o Enyaq, como os outros veículos elétricos do Grupo Volkswagen, também pode efetuar a recarga em estações de carga rápida de até 100 kW.
Ao todo são cinco versões disponíveis, sendo que as três primeiras 50,60 e 80 possuem propulsão com um único motor elétrico montado no eixo traseiro. Já as variantes 80X e vRS se beneficiam de duas unidades elétricas, uma em cada eixo.
O Skoda Enyaq estará disponível em cinco versões:
- Enyaq 50: bateria de 52 kWh, autonomia WLTP de 340 km, 148 cv (109 kW), 22,4 kgfm, 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, velocidade máxima de 160 km/h, tração traseira.
- Enyaq 60: bateria de 58 kWh, autonomia WLTP de 390 km, 179 cv (132 kW), 31,6 kgfm, 0 a 100 km/h em 9 segundos, velocidade máxima de 160 km/h, tração traseira.
- Enyaq 80: bateria de 77 kWh, autonomia WLTP de 510 km, 204 cv (150 kW), 31,6 kgfm, 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, velocidade máxima de 160 km/h, tração traseira.
- Enyaq 80X: bateria de 77 kWh, autonomia WLTP de 460 km, 265 cv (195 kW), 43,3 kgfm, 0 a 100 km/h em 7 segundos, velocidade máxima de 160 km/h, tração nas quatro rodas.
- Enyaq vRS: bateria de 82 kWh, autonomia WLTP de 460 km, 306 cv (225 kW), 46,9 kgfm, 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, velocidade máxima de 180 km/h, tração nas quatro rodas.
A Skoda já abriu os pedidos para a edição de lançamento do modelo, chamada de Founders Edition. Disponível em 1.895 unidades, número que se refere ao ano de fundação da Skoda, esta edição de lançamento se distingue pelas rodas exclusivas, revestimento em couro para os bancos e volante e pelas placas de identificação em cristal numerado.
Além disso, os modelos Founders Edition trazem o chamado Crystal Face, uma solução de estilo que se caracteriza pela presença de uma grade luminosa de 130 LEDs. Este acessório, que é opcional nas outras versões do Enyaq, já foi apresentado pelo conceito Vision iV, antecipado pelo próprio Enyaq.
O início das vendas regulares está programado para ocorrer no primeiro semestre de 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Skoda Vision GT, um conceito 100% elétrico impressionante!
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Carro elétrico popular da Volkswagen não terá o visual do ID. Life
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Primo do VW ID.5, Skoda Enyaq Coupé inicia produção em série