Hyundai vai investir 6,7 bi de euros para se tornar líder em hidrogênio
A empresa coreana quer assumir a liderança da produção de veículos a células de combustível.
Bill Gates disse há alguns dias em um post em seu blog: para um ecossistema sustentável, todos os carros particulares devem ser elétricos. A Hyundai confirma isso em um discurso na Convenção de Mobilidade Shift realizada durante a feira de tecnologia IFA, que foi realizada em Berlim, de 3 a 5 de setembro.
Mas outras tecnologias desempenharão um papel importante na mobilidade do futuro, incluindo o hidrogênio, um campo no qual a empresa coreana busca um papel de liderança. Por exemplo, como evidenciado pelo fato de ter comercializado o Nexo, um dos poucos carros de célula de combustível vendidos regularmente junto com o Toyota Mirai.
Galeria: Hyundai Nexo FCV
Hidrogênio para viagens longas
"Os veículos elétricos a bateria - disse Albert Biermann, presidente da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai - são a solução ideal para transporte de passageiros e trabalho doméstico. A célula a combustível de hidrogênio vai operar em diferentes áreas: no transporte de cargas e no transporte comercial".
Veículos elétricos a bateria (BEV) e movidas a células de combustível (FCEV) não serão tecnologias concorrentes, portanto. E a Hyundai não vai parar o que está fazendo para mudar para novas tecnologias. Isso os desenvolverá para aproveitar novas oportunidades. O hidrogênio encontrará aplicação em todas as áreas de mobilidade onde o tempo de reabastecimento rápido e perorrer longas distâncias são necessários.
Já começou na Suíça
Para demonstrar isso, outros especialistas que participaram da conferência destacaram um projeto piloto iniciado na Suíça. No país helvético, está sendo desenvolvida uma infraestrutura para reabastecimento de hidrogênio e já começaram os testes de rodagem de alguns caminhões equipados com células a combustível.
A iniciativa insere-se num plano comunitário apoiado pela Hydrogen Europe, associação que reúne todos os operadores do setor e que visa justamente definir uma estratégia de difusão do hidrogênio para o transporte. No transporte pesado, o norte-americano Nikola é um dos construtores mais ativos. Mas não podemos esquecer os experimentos com trens, como o iniciado na Alemanha com a francesa Alstom.
A evolução da Hyundai como um provedor de serviços
Micheal Cole, presidente da Hyundai Motor Europe, aproveitou a oportunidade da Shift Mobility Convention para ilustrar como o fabricante coreano se moverá neste cenário em rápida evolução. Cole explicou que a Hyundai pretende se transformar de um simples fabricante de automóveis em um "provedor de mobilidade inteligente". Isto significa que, no futuro, estará focado no desenvolvimento e oferta de serviços, tecnologias e infraestruturas relacionadas com a mobilidade.
"Queremos ser líderes em tecnologia relacionada ao hidrogênio - disse Cole - e pretendemos produzir 700.000 veículos a células a combustível por ano até 2030". Para atingir o objetivo, a empresa alocou 40 bilhões de euros de investimentos justamente na mobilidade do futuro e, destes, 6,7 bilhões foram direcionados para pesquisas na área de hidrogênio.
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