Depois de uma longa jornada de flagras, teasers e vídeos, o Volkswagen ID.4, segundo modelo da nova família de veículos elétricos da marca alemã, é revelado de forma oficial. O SUV elétrico que aspira se tornar um dos veículos mais vendidos da marca estreia nos Estados Unidos com preço inicial de US$ 39.995. Considerando os US$ 7.500 de incentivos governamentais, o preço final baixa para US$ 32.495, ou R$ 178.810 em uma conversão direta.
Inicialmente disponível na versão com motor traseiro e autonomia de 520 km, o ID.4 aposta em elementos como preço inferior aos modelos da Tesla, boa dinâmica de condução, oferta de itens de tecnologia e três anos de carregamento na rede Electrify America sem custo adicional para os clientes norte-americanos.
"O ID.4 foi projetado e equipado com preço para conquistar os corações dos proprietários de SUVs que estão simplesmente prontos para entrar na eletrificação e se apaixonarem pela Volkswagen novamente", disse Scott Keogh, CEO do Grupo Volkswagen América. "Ele anda como um GTI, tem a embalagem de um Tiguan e o
propósito do Fusca. Todas as qualidades da VW em um pacote único."
Sem surpresas, afinal o visual é conhecido quase por inteiro há um algum tempo, a não ser por alguns pequenos detalhes ainda camuflados, o ID.4 aposta em um design contemporâneo e agradável com linhas fluidas e boa aerodinâmica (o coeficiente de arrasto é 0.28). Não tem a intenção de revolucionar, mas ainda assim deve agradar à maioria, algo que os primeiros elétricos pecavam com seus estilos futuristas e um tanto exagerados.
Para efeito de comparação, suas dimensões externas são próximas ao de um Volkswagen Tiguan, ficando pouco abaixo do irmão com motor térmico. O ID.4 estará disponível em seis cores externas - Glacier White Metallic, Mythos Black Metallic, Moonstone Grey, Scale Silver Metallic, Blue Dusk Metallic e King’s Red Metallic. De série, o SUV elétrico possui teto na cor da carroceria, trilhos de teto pretos e rodas de liga leve aro 19".
Baseado na arquitetura modular elétrica (MEB), o ID.4 é impulsionado por um motor com 150 kW (204 cv) de potência e 31,6 kgfm de torque montado no eixo traseiro. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 8,5 segundos e a velocidade máxima é limitada a 160 km/h.
A variante mais potente ID.4 Pro com tração nas quatro rodas e 302 cv de potência chegará ao mercado somente em 2021 por US$ 43.695 (sem considerar os incentivos).
A bateria de 82 kW é composta por 12 módulos e fica alojada em um leve estrutura de alumínio sob o assoalho. A Volkswagen informa que os modelos ID.4 1st Edition terão autonomia de 520 km com carga total pelo ciclo EPA.
O carregador de bordo de 11 kW permite um acréscimo de 85 km na autonomia em cerca de uma hora, e garante uma carga completa em cerca de sete horas e meia em uma tomada doméstica. Em uma estação de carregamento rápido DC de 125 kW, o ID.4 pode ir de cinco a 80 por cento da carga total em 38 minutos.
Com espaço interno semelhante ao do Tiguan, embora tenha dimensões menores, o ID.4 possui uma cabine de aspecto funcional e moderno, além de bastante amplo, graças ao entre-eixos de 2,77 metros. No painel de linhas limpas, se destacam o ID.Cockpit, com o quadro de instrumentos digital de 5,3" e o sistema de informação entretenimento Discover Pro com tela de 10" (tela de 12" opcional). Também estão disponíveis o sistema auxiliar ao motorista ID. Light e volante multifuncional com aquecimento em couro, entre outros itens dependendo do pacote opcional escolhido.
A lista de equipamentos é ampla e conta com desejados itens de segurança e assistência ao motorista como seis airbags de série e um pacote que inclui alerta de colisão frontal, monitor de pontos cegos, alerta de tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, assistente de farol alto e Park Assist.
Inicialmente importado da Alemanha, com produção na fábrica de Zwickau, o ID.4 será produzido nos Estados Unidos a partir de 2022. Assim que a produção local começar, a Volkswagen planeja oferecer um versão mais barata para o mercado norte-americano com preço (sem considerar os incentivos) em torno de US$ 35.000 (R$ 192.590).
O SUV elétrico ID.4 tem uma missão nada fácil pela frente. A marca alemã planeja vender 500.000 unidades anuais do modelo a partir de 2021 e para isso o lançará em diversos mercados globais com produção concentrada nos EUA, Alemanha e China.
Num futuro próximo, o modelo também está (fortemente) cotado para vir ao Brasil, como disse recentemente o CEO da Volkswagen America do Sul, Pablo Di Si. Embora ainda não haja uma data oficial, o ID.4 deve ser o primeiro veículo elétrico da marca a desembarcar por aqui.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez