Desde o ano passado a JAC Motors tem anunciado a sua linha completa de veículos elétricos no Brasil, com o lançamento em primeiro lugar dos veículos de passeio zero emissões e agora com a apresentação do seu veículo comercial com propulsão 100% elétrica, o caminhão elétrico JAC iEV1200T, que já pode ser encomendado por R$ 349.900.
Com o objetivo principal de atender a uma demanda crescente de empresas e frotistas, o caminhão elétrico da JAC tem proposta estritamente urbana e se apoia em características como praticidade de uso graças às dimensões reduzidas, capacidade para 7,5 toneladas e o mais importante para o seu público-alvo: o baixo custo operacional e de rodagem (5 vezes menor) se comparado a um caminhão a diesel, além da emissão zero de CO2, é claro.
Tendência mundial, a eletrificação das frotas vai começar a despontar no Brasil em breve. No caso da JAC, a marca chinesa já vendeu mais de 100 unidades do seu iEV1200T desde o mês de abril, atendendo a empresas de diversos segmentos como a PepsiCo Foods, CPFL Energia e Porto Seguro. Esses veículos têm despertado o interesse de vários clientes e serão entregues no período que começa neste mês até fevereiro de 2021.
"Tenho grande expectativa pelo iEV1200T. Recebemos dezenas de consultas de frotistas e empresas, que querem de qualquer modo reduzir a emissão de CO2 e outros poluentes de suas frotas”, resume Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Equipado com um motor de 177 cv e 122,4 kgfm de torque, o o JAC iEV1200T possui uma bateria com 97 kWh de capacidade máxima. O caminhão elétrico está homologado para uma autonomia de 200 km, de acordo com o padrão europeu NEDC. No entanto, com apenas 2 toneladas de carga esse número vai a 250 km, enquanto que com o dobro da carga, 4 toneladas, o alcance diminui para 180 km E como todo elétrico, o veículo conta com sistema de regeneração de energia das frenagens e desacelerações por meio do i-Pedal.
Carga lenta: para carregar as baterias de 20% a 100%, em corrente alternada (obtida através de um carregador wallbox de 7,4 kW), são necessárias 11 horas. Como a quilometragem média de um caminhão urbano em grandes centros é abaixo de 100 km, a recarga diária no iEV1200T durará menos de 6 horas no modo carga lenta. Porém, as instalações elétricas nas empresas podem ser equipadas com o carregamento rápido em corrente contínua (um carregador de até 40 kWh): nesse caso, o tempo de recarga de 20 a 100%, será de apenas 2 horas.
O interior é funcional e possui quadro de instrumentos com dois mostradores analógicos e uma tela para as principais informações sobre a condução elétrica. Na parte central do painel fica a tela vertical de 10,25” que possui espelhamento, bluetooth e demais configurações. Para prevenir acidentas por conta do ruído zero, a JAC equipou o veículo com o sistema VPS, um alerta sonoro que emite 'beeps" intermitentes do lado de fora do carro até 25 km/h.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
JAC Hunter EV: nova picape elétrica será lançada no Brasil no final de 2024
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Flagra JAC T9 EV: picape elétrica aparece "limpa" antes da estreia no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
JAC EJS-3 já é vendido no Uruguai; rival do Dolphin também virá ao Brasil