Ainda distante do Brasil, o sucessor do A3 e-Tron, o Audi A3 Sportback 40 TFSIe chega ao mercado europeu com o novo visual da linha A3, inaugurado no início deste ano, e propulsão híbrida plug-in.
Além do design reestilizado, a principal característica deste hatchback premium é naturalmente a propulsão híbrida. Um conjunto formado pelo motor 1.4 TFSI com 150 cv associado a um motor elétrico síncrono de 80 kW (109 cv) para um total combinado de 204 cv de potência 35,7 kgfm de torque máximo despejados nas rodas dianteiras.
Equipado com transmissão S tronic de seis velocidades, este A3 Sportback PHEV acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge velocidade máxima de 227 km/h. O consumo médio de combustível homologado pelo ciclo WLTP fica entre 66,6 e 71,2 km/l (sempre com as baterias totalmente recarregadas), correspondendo a emissões de 34-30 g/km de CO2.
A bateria de 13 kWh fica alojada sob o assoalho e consiste em 96 células, quase 50% a mais do que o antecessor. No modo totalmente elétrico, o hatchback híbrido plug-in pode percorrer até 65 km enquanto a velocidade máxima neste modo é limitada a 140 km/h. A potência máxima de recarga suportada pelo hatchback é de 2,9 kWh, o que representa pouco mais de quatro horas para uma carga completa.
O novo Audi A3 Sportback 40 TFSIe tem preço inicial de 42.700 euros, o equivalente a R$ 281.300 em uma conversão direta (sem considerar os incentivos) e chegará às lojas europeias a partir de outubro. Enquanto o novo Audi A3 Sedan já está confirmado para o Brasil em 2021, o novo A3 Sportback e sua versão híbrida plug-in ainda é algo incerto para país, ao menos por enquanto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Audi A3 e-tron será o carro elétrico de entrada da marca para 2026
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Já dirigimos: Audi A3 Sportback híbrido plug-in anda bem, gasta pouco e tem conforto
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico