O ano 2026 será muito importante para a Audi, pois será o momento em que esta passará a produzir apenas carros eléctricos para a Europa. Para isto, todos os principais modelos da fabricante alemã passarão por um processo de eletrificação e o primeiro deles será o A3 Sportback. O hatch mudará completamente na sua 5ª geração, com lançamento programado entre 2026 e 2027.

Enquanto esperamos por sua apresentação oficial, tentamos imaginar como deve ser o novo Audi A3 Sportback, com uma projeção exclusiva.

Audi A3 e-tron: evolução elétrica

A Audi habituou-nos a uma constante evolução no design dos seus modelos. Portanto, apesar da transformação para o mundo elétrico, imaginamos um A3 e-tron (este é o nome possível da versão eléctrica) estilisticamente relacionado com a geração atual.

Audi A3 e-tron, il render di Motor1.com
Audi A3 e-tron, il render di Motor1.com

O carro compacto terá uma grade fechada, lembrando um pouco mais o que a Audi fez para o Q5 e-tron apresentado na China em 2021, usando inserções pretas nas partes laterais e grandes inserções pretas nos cantos, com uma passagem de ar e os faróis principais logo acima. A linha de abertura do capô vai até uma iluminação diurna em LED, estes mais finos e angulares. As laterais trarão o sistema de câmeras que já equipa o SUV e-tron, para ajudar na aerodinâmica.

Naturalmente, esperamos uma grande atualização na cabine, onde poderíamos encontrar numerosas soluções tecnológicas herdadas em parte dos modelos mais exclusivos da gama.

Nova plataforma e novo software?

Ainda é muito cedo para ter detalhes sobre sua parte mecânica ou seu desempenho. Segundo rumores, o Audi A3 elétrico não se baseará na plataforma MEB da Volkswagen, mas na nova SSP (Scalable Systems Platform). Anunciada em 2021 no evento "New Auto" do Grupo Volkswagen, a arquitetura será a base dos futuros carros da empresa e poderia ser equipada com baterias altamente eficientes e sistemas avançados de assistência à condução.

Esta previsão de lançamento para 2026 tem um motivo. De acordo com a Automobilwoche, o Grupo Volkswagen está enfrentando alguns problemas com a arquitetura de software Cariad, que sustentará a a condução autônoma (e mais algumas coisas) de muitos modelos importantes nos próximos anos (talvez até o A3 e-tron). Por isso, alguns modelos devem chegar ao mercado alguns meses depois do que era planejado. 

Mesmo sem uma data de estreia, estamos ansiosos para saber mais sobre o compacto elétrico que será a opção mais barata da Audi e que será o início de uma nova era para a fabricante.

Galeria: Audi A3 e-tron 2026 - Projeção