Pouco a pouco a eletrificação vai se incorporando à frota de veículos nos Estados Unidos. Considerando as vendas até agosto de 2020, o número acumulado de carros híbridos plug-in e elétricos vendidos no país é estimado em 1,6 milhão de unidades, incluindo mais de 164.672 durante os primeiros oito meses deste ano.
Os dados, fornecidos pelo Argonne National Laboratory - usando várias fontes e estimativas - mostram também um dado importante: a grande vantagem dos carros totalmente elétricos em relação aos híbridos plug-in.
Os veículos elétricos a bateria (BEVs) acabam de ultrapassar a marca de 1 milhão de unidades, enquanto os híbridos plug-in (PHEVs) estão em mais de 600.000. Os elétricos puros já representam mais da metade das vendas desde 2015.
Em agosto, as vendas totalizaram cerca de 25.269 (queda de 11,2% na comparação ano a ano), enquanto a participação de mercado foi de 1,9%. A proporção de 100% elétricos (19.164 ou 76%) para híbridos plug-in (6.105) é superior a 3: 1.
Felizmente, as vendas de carros elétricos e plug-ins irão melhorar nos próximos meses e após o desafiador 2020, finalmente veremos novos recordes em 2021.
Também há veículos de célula de combustível de hidrogênio (FCVs) nas estatísticas, mas em um nível muito baixo - 581 no total do ano (incluindo 97 em agosto). O número acumulado de 8.831 desde 2014 prova que até o momento ainda não há um amplo mercado para esse tipo de veículo, além de volume de lançamentos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul