A recém-criada Prime Planet Energy & Solutions, Inc., uma nova joint venture entre Toyota e Panasonic, especializada em baterias prismáticas automotivas, anunciou um novo investimento para ampliar a capacidade de fabricação de baterias.
A empresa, sob a qual a Toyota tem 51% do controle, irá instalar uma nova linha de produção de baterias prismáticas de íon-lítio para veículos híbridos na província de Tokushima, no Japão, dentro da atual fábrica da Panasonic. O plano é iniciar a produção a partir de 2022 e aumentá-la gradualmente até um nível suficiente para atender a cerca de 500.000 veículos híbridos por ano.
O comunicado à imprensa não detalha se o componente será destinado aos híbridos convencionais ou híbridos plug-in, mas o que chama a atenção é o fato de que enquanto muitos fabricantes estão cada vez mais se concentrando em carros totalmente elétricos, parece que a Toyota ainda vai continuar um tempo com os híbridos.
A meta da empresa japonesa até 2025 é produzir 5,5 milhões de veículos eletrificados anualmente, principalmente híbridos convencionais, uma meta que inicialmente estava prevista somente para 2030.
"Como a eletrificação de automóveis é uma necessidade para lidar com questões ambientais, como aquecimento global e poluição do ar, espera-se que o mercado global de veículos elétricos continue crescendo rapidamente. Esta expansão na capacidade de produção é um passo que permite que a Prime Planet Energy & Solutions lide com o demanda crescente de baterias prismáticas de íon-lítio para veículos híbridos. "
Estamos ansiosos para ver o início dos investimentos também no lançamento de novos carros totalmente elétricos e grandes fábricas de baterias para veículos elétricos da Toyota, mas parece que o fabricante japonês está disposto a apostar nos híbridos por um bom tempo ainda.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
WEG anuncia R$ 1,8 bi para produzir baterias de veículos elétricos no Brasil
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Fabricante de baterias da GWM encerra operações e projetos na Europa
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Como a inteligência artificial revoluciona o mundo das baterias