Em breve, a Kia terá um novo logotipo. Se você prestar atenção, as letras do novo logo até se parecem com uma corrente elétrica. De acordo com o que o novo chefe global da Kia disse à Automotive News, é exatamente aí onde o Plano S pretende levar a montadora coreana. O S aqui significa Shift: uma grande mudança para a mobilidade elétrica.
Para chegar lá, Ho Sung Song disse que a empresa investirá US$ 25 bilhões até 2025 na produção do que ele chamou de PBVs - ou veículos específicos - e carros elétricos. Esses PBVs são robotaxis e veículos de entrega autônomos. Para dar uma dimensão melhor disso tudo, a Tesla anunciou recentemente que iria investir US$ 12 bilhões até 2022, ou US$ 6 bilhões por ano. A Kia vai investir US$ 5 bilhões por ano.
Embora a tecnologia de veículos autônomos não esteja nem perto da produção, a Kia vai investir na ampliação de sua oferta de carros elétricos. A empresa planeja oferecer 11 veículos eletrificados até 2025 - incluindo híbridos plug-in - e 7 modelos 100% elétricos até 2027.
De acordo com a Kia, a paridade de preços será alcançada até 2025 se você incluir o custo total de propriedade nos cálculos, mas outras empresas discordam. O banco de investimento UBS disse recentemente que a paridade de custos de produção pode chegar até 2024, o que só torna a mudança da Kia ainda mais inteligente. Esse relatório também menciona que apenas uma estratégia totalmente focada em veículos elétricos tornará as empresas competitivas.
Mencionando um "novo paradigma da indústria", Song disse que precisa mudar "nosso negócio para o futuro". Isso significa vender 500.000 carros elétricos a bateria até 2026 construídos sobre a base E-GMP (Plataforma Modular Elétrica Global) além de 500.000 híbridos plug-in e híbridos. Isso levará a Kia a ter 20% de suas vendas globais exclusivamente em veículos elétricos em 2025 e 25% em 2029.
A Hyundai - que controla a Kia e compartilha a arquitetura E-GMP com ela - planeja vender 560.000 100% elétricos até 2025, mas o chefe global da Kia disse que a empresa teria uma abordagem mais agressiva. Embora sua participação no mercado de elétricos fosse de apenas 3,1 por cento em 2019, eles pretendem atingir 6,6 em 2025.
A empresa coreana também deseja aumentar suas margens de lucro operacional para 6% até então, o que seria uma grande melhoria em relação aos atuais 2,3%. Além de torná-la mais limpa, os elétricos também podem aumentar o mercado da Kia. E ainda há quem acredite que os carros elétricos não dão lucros...
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