Apesar dos vários contratempos que antecederam o seu lançamento, o Volkswagen ID.3 está se saindo bem e o balanço da montadora é positivo nestas primeiras semanas após o início das entregas. O carro elétrico que na semana passada foi classificado como 5 estrelas em segurança nos testes de colisão do Euro NCAP, começou vendendo bem em importantes mercados europeus.
"Até agora, houve cerca de 38.000 pedidos e mais de 14.000 veículos já foram entregues", disse um porta-voz da empresa.
Vale lembrar que o primeiro exemplar do hatchback elétrico foi entregue a um cliente em Dresden, na Alemanha, em meados de setembro.
E como já dissemos muitas vezes, os planos da Volkswagen para o ID.3 são ambiciosos. O objetivo é fazer o carro cair no gosto popular e torná-lo um "Golf da era da mobilidade elétrica". Em que pese os efeitos da pandemia e os atrasos no lançamento por conta de problemas de software, o modelo deve fechar o ano com cerca de 50.000 a 60.000 unidades entregues - um tanto abaixo da previsão inicial da marca, mas ainda assim um bom resultado para um iniciante.
Também é importante destacar que os primeiros exemplares do ID.3 que estão chegando ao mercado são as edições de lançamento e as versões mais equipadas, com baterias de 58 kWh e 77 kWh. Dessa forma, a partir do ano que vem, quando começaram as vendas das versões mais populares os números certamente irão crescer de forma bem acelerada.
Tudo isso somado ao investimento para produzir o SUV elétrico ID.4 em mercados como os Estados Unidos, deve colocar a eletrificação da Volkswagen em um ritmo bem mais forte a partir do segundo semestre de 2021 / início de 2022. E a montadora alemã deixou bem claro em sua Reunião Geral Anual que deseja se tornar líder de mercado em veículos elétricos a bateria, o que não é uma tarefa nada fácil dado o apetite da Tesla e o recente anúncio de novos investimentos bilionários para não perder o posto. A briga vai ser boa!
Fonte: Suddeutsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cancela planos de produção do elétrico ID.3 em sua maior fábrica
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Volkswagen ID.3: preço equivalente a R$ 80 mil aumenta as vendas em 300%
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Volkswagen reduzirá preços do elétrico ID.3 em resposta à Tesla
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Volkswagen ID.3 atualizado é flagrado quase 'limpo' pela primeira vez