Novo Jaguar E-Pace: tapa no visual e inédita versão híbrida que faz 50 km/l
SUV compacto ganhou novas versões híbrida leve e híbrida plug-in
Sem fazer alarde, mas de forma constante, a Jaguar está aprimorando toda a sua linha com as novas gerações ou reestilizando seus modelos. E agora chegou a vez do Jaguar E-Pace 2021, o SUV compacto da casa, que recebe uma atualização sutil no visual, mais perceptível no interior do que na carroceria e também ganha inéditas versões híbridas.
Por fora, os faróis de LED, a assinatura das luzes e o padrão da grade, que recebe um acabamento cromado, estão entre as novudades. As entradas de ar laterais do pára-choque dianteiro também foram redesenhadas, que também apresentam perfil cromado ou, opcionalmente, preto.
Galeria: Jaguar E-Pace (2020)
Mais notáveis são as mudanças no interior. O olhar recai imediatamente sobre uma nova tela curva sensível ao toque de 11,4 polegadas, o 'centro' do novo sistema de informação e entretenimento Pivi Pro, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Além disso, o volante e a alavanca de câmbio foram renovados. Já a instrumentação é composta por um monitor digital de 12,3 polegadas, totalmente configurável e que neutraliza o brilho do sol.
Outras melhorias na cabine incluem a adoção de materiais acolchoados nas áreas de contato dos joelhos com o console central, e também o espelho retrovisor interno ClearSight, que exibe imagens de uma câmera traseira grande angular de alta definição.
Entre as novidades que não saltam aos olhos, estão um novo sistema de filtragem do ar da cabine e pontos de fixação da suspensão dianteira revisados. A gama mecânica adiciona opções a gasolina com o sistema híbrido leve (MHEV), turbodiesel (alguns deles com o sistema 'híbrido leve') e uma alternativa híbrida plug-in, com a etiqueta 0 da DGT.
As versões a diesel usam um propulsor de quatro cilindros de 2.0 litros e têm 163 e 204 cv. O conjunto pode ser associado a uma caixa manual de seis marchas e ter tecnologia MHEV (neste caso, a transmissão é automática com conversor de torque de nove marchas).
Na gasolina, encontramos um motor 3-cilindros 1,5 litro com 160 cv, além de outro 4-cilindros de 2,0 litros, com 200, 249 e 300 cv. Já a versão híbrida plug-in (PHEV) utiliza a mecânica 1.5, embora com potência de 200 cv, e acionamento elétrico no eixo traseiro com 109 CV. Nesse caso, a potência combinada chega a 309 cv.
A bateria de íon-lítio tem capacidade de 15 kWh e fornece autonomia no modo totalmente elétrico de 55 quilômetros. Esta opção PHEV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e entrega um consumo em uso misto de 50 km/l.
Motor | Deslocamento | Potência | Câmbio | Tração |
Turbo diesel | 2,0 litros | 163 cv | Manual, 6 velocidades | Dianteira |
Turbo Diesel (MHEV) | 2,0 litros | 163 cv | Automático, 9 velocidades | Integral |
Turbo Diesel (MHEV) | 2,0 litros | 204 cv | Automático, 9 velocidades | Integral |
Gasolina (MHEV) | 1,5 litros (3 cilindros) | 160 cv | Automático, 8 velocidades | Dianteira |
Gasolina (MHEV) | 2,0 litros | 200 cv | Automático, 9 velocidades | Integral |
Gasolina (MHEV) | 2,0 litros | 249 cv | Automático, 9 velocidades | Integral |
Gasolina (MHEV) | 2,0 litros | 300 cv | Automático, 9 velocidades | Integral |
Plug-in Hybrid (PHEV) | 1,5 litros (3 cilindros) | 309 cv (potência combinada) | Automático, 8 velocidades | Integral |
Toda a gama Jaguar E-Pace 2021 inclui o controle de direção dinâmico Jaguar Drive Control, com programas Comfort, Eco, Rain-Ice-Snow (nas versões de tração dianteira) e Dynamic. Dependendo da escolha, a direção, a transmissão, a sensação do acelerador e a suspensão adaptativa (opcional) variam.
O sistema de tração integral Active Driveline AWD distribui a potência de forma variável entre os dois eixos. Além disso, o eixo traseiro possui duas embreagens que distribuem o torque nas rodas traseiras, podendo direcionar até 100% para qualquer uma das duas em apenas 100 milissegundos.
O renovado SUV britânico estará à venda na Espanha ao fim do primeiro trimestre de 2021, com uma faixa de preço que varia entre 40.950 e 74.000 euros. No Brasil, onde a data de chegada do modelo atualizado ainda não foi divulgada, a linha 2020 tem preço inicial de R$ 277.950.
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