De acordo com a edição belga do L'Echo, os trabalhadores da fábrica local da Audi, que produz os crossovers elétricos e-tron, foram notificados sobre um corte na produção em 2021. A própria empresa alemã não quis comentar esta informação, lembrando que o planejamento da produção pode variar de ano para ano.
Dessa forma, os motivos pelos quais a empresa decidiu cortar a produção do e-tron não foram divulgados, portanto, só podemos especular sobre os reais motivos. A questão definitivamente não está na demanda pelo e-tron, que continua muito alta: na Europa, o modelo se tornou o mais vendido da categoria, ultrapassando o Tesla Model X. No entanto, a gestão da marca provavelmente está sendo guiada por questões financeiras.
O fato é que o e-tron se tornou uma questão de honra para a Audi. Vendo o sucesso da Tesla e não sendo capaz de desenvolver e lançar rapidamente uma linha de carros elétricos criados do zero, a Audi decidiu fazer um modelo baseado no crossover a gasolina Q7. Com essa abordagem, o custo do seu carro elétrico poderia ser alto até mesmo do que o Tesla, projetado desde o início como um elétrico.
Com base nisso, pode-se supor que o e-tron, apesar do sucesso com os compradores, gera prejuízo ao invés de lucro (ou ainda uma margem de lucro muito reduzida), e de uma forma geral o modelo se torna necessário apenas para ocupar uma fatia de um mercado importante para a marca.
No entanto, em meio à crise do coronavírus, a Audi também pode precisar economizar recursos. A empresa está preparando uma nova geração de modelos puramente elétricos, incluindo o Q4 e-tron e o e-tron GT. Talvez, no crossover e-tron que já está no mercado, eles decidiram economizar dinheiro para investir em novos projetos e reduzir o volume de produção que não é tão lucrativa.
Fonte: L'Echo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Audi Q8 e-tron começa a ser produzido em série com baterias Samsung
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Electric Tour: Banda viajou do Paraná ao Primavera Sound SP com Audi e-Tron
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Novo Audi Q8 e-tron estreia como o sucessor do e-Tron e com 600 km de alcance
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Tuk-Tuk elétrico com baterias recicladas da Audi está pronto para as ruas