Anote este mês: setembro de 2020. Porque, pela primeira vez na história, as vendas de carros eletrificados na Europa superaram as de carros a diesel, conforme informam os últimos levantamentos da Jato Dynamics. Vale lembrar que o conjunto eletrificado inclui o 100% elétrico, híbrido plug-in, híbrido completo e até híbrido leve. Um grupo grande, mas de qualquer forma não se pode dizer que os dados não sejam um divisor de águas para o setor automotivo.
A transição energética nos últimos meses tem progredido passo a passo. Os primeiros carros eletrificados ultrapassaram 10% das vendas, depois 15%, e agora que pelo segundo mês consecutivo ultrapassam os 20% - graças à queda dos carros à combustão - assistimos à ultrapassagem histórica.
2020, pelos motivos que infelizmente todos sabemos, é um ano particularmente turbulento para o mercado automotivo. É um problema global e ainda mais na Europa, onde o total de emplacamentos caiu 29% nos primeiros 9 meses do ano, caindo para 8,54 milhões.
Apesar de um quadro tão sombrio, os carros eletrificados em comparação a setembro do ano passado cresceram 139% e ultrapassaram o limite de 300.000 unidades pela primeira vez, chegando a 327.800. Este é um recorde não só de volumes, mas, conforme mencionado, também de participação de mercado.
A gasolina e o diesel, por outro lado, experimentaram mais um mês negro com reduções de dois dígitos. O diesel agora está em queda livre e em setembro já representava 24,8% do market share: há exatamente 10 anos, quando o híbrido e o elétrico combinado não chegavam a 1%, eram 50%. Outros tempos.
Felipe Munoz, analista da Jato, destaca que "a transição da combustão interna para os carros eletrificados está definitivamente tomando forma. Apesar de amparados por fortes políticas de incentivo de vários estados, os motoristas estão mostrando que estão cada vez mais familiarizados com as novas fontes de alimentação". Tudo isso enquanto muitos esforços estão sendo feitos para resolver os problemas relacionados à infraestrutura.
A transição energética traz consigo um cenário em profunda evolução também para os fabricantes de automóveis. A Volkswagen, por exemplo, com 40.300 carros eletrificados vendidos ficou atrás apenas da Toyota, ainda liderando graças a uma gama focada nos híbridos. A Mercedes, por sua vez, detém a liderança no setor de plug-in com 22% de participação, enquanto a Tesla, com o 100% elétrico, se consolida na frente de todos considerando as vendas por marca.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
BYD se aproxima da Ford em vendas globais após superar Tesla em receita